fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SAÚDE: COLESTEROL A MAIS AFETA DOIS TERÇOS DOS PORTUGUESES

AVC, enfarte ou gangrena são consequência

Dois em cada três portugueses têm colesterol elevado e um quarto corre sérios riscos de desenvolver doença cardiovascular. Excesso de colesterol pode ser fatal.

Dois em cada três portugueses têm colesterol elevado e um quarto correm sérios riscos de desenvolver doença cardiovascular.

Os números, preocupantes, não refletem a consciência do impacto na saúde de maus hábitos alimentares, aliados a um estilo de vida sedentário. É a ‘doença dos bocadinhos’. "Tenho um bocadinho de colesterol, uma tensão que está um bocadinho elevada. Tenho o peso um bocadinho acima do que o médico me tem recomendado. Não fumo muito, só um bocadinho", ironiza Luís Negrão, cardiologista da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Silencioso e sem sintomatologia, o excesso de colesterol pode ser fatal, principalmente nos homens a partir dos 40 anos e em mulheres na menopausa. "As artérias ficam entupidas e o sangue não consegue passar na medida em que é necessário. Os sintomas dependem do compartimento vascular afetado: no território vascular dos membros inferiores, aparece a claudicação intermitente, que evolui para a gangrena do membro inferior; no território vascular cardíaco, aparece sob forma de angina de peito, que pode evoluir para o enfarte ou mesmo para morte súbita. No território vascular cerebral, a doença manifesta-se pelos acidentes isquémicos transitórios que evoluem para a trombose [AVC]".

Pequena gota de sangue para prevenir

O teste com recurso a uma pequena gota de sangue pode ajudar a prevenir e a controlar a concentração dos níveis de colesterol no sangue. O procedimento pode ser realizado na farmácia ou pelo próprio utente, em casa, através de equipamentos portáteis. Se os valores do colesterol forem superiores a 190 mg/dl, deve consultar o seu médico.

INEM: primeiros socorros
 
Quando alguém está inconsciente e depois de pedir ajuda – gritando: “ajuda! está aqui uma pessoa desmaiada!” –, deve ver se a vítima está a respirar. Este passo é simples: procure VER o tórax expandir, OUVIR a passagem de ar e SENTIR a expiração na face.

COMO PROCEDER

Ajoelhe-se ao lado da vítima, com os seus joelhos a nível dos ombros dela. Com uma mão na testa da vítima, incline-lhe a cabeça para trás. Coloque dois dedos da sua mão livre no queixo da vítima e eleve-o.

Com este gesto a língua vai desobstruir a garganta, abrindo a passagem do ar para os pulmões. Ponha o seu ouvido perto da boca e do nariz da vítima e olhe para o peito dela. Preste atenção a sons de respiração, ar contra o seu rosto e movimentos do peito da vítima. Observe durante 10 segundos.

SE RESPIRA NORMALMENTE

Devemos avaliar as alterações da ventilação e da circulação e colocá-la em Posição Lateral de Segurança (PLS). Numa das próximas lições iremos ensiná-lo a fazer isto. Ligue 112.

SE NÃO RESPIRA NORMALMENTE

Se a vítima não ventila adequadamente, devemos iniciar manobras de Suporte Básico de Vida (reanimação). Dentro em breve iremos também mostrar como fazê-lo. Ligue 112.

Por: Joana Nogueira/Diana Rodrigues

Fonte: In. Correio da Manhã








Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot