fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

MEIA CENTENA DE ALOJAMENTOS TURÍSTICOS EM TODAS AS ILHAS DOS AÇORES OSTENTAM GALARDÃO AMBIENTAL

O galardão “Alojamentos Verdes – Miosótis Azores”, criado pelo Governo Regional para incentivar a implementação de boas práticas ambientais, distinguiu este ano 18 unidades turísticas, passando a abranger, pela primeira vez, todas as ilhas do arquipélago.

Os secretários regionais do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, entregaram ontem a distinção relativa ao biénio 2014-2015, numa cerimónia realizada no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, em São Miguel, sendo agora cerca de meia centena as unidades turísticas que ostentam o galardão.

Para o biénio 2014-2015 candidataram-se 18 empresários a este galardão, que é destinado a estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos turísticos, apartamentos turísticos, conjuntos turísticos e empreendimentos de turismo de habitação ou de turismo em espaço rural regionais.

Na cerimónia de entrega dos galardões, o Secretário Regional do Turismo e Transportes salientou que estes prémios, "que são um justo reconhecimento pelo esforço desenvolvido no que a boas práticas ambientais diz respeito, não devem ser encarados como um fim, mas sim como o meio para nos tornarmos cada vez mais exigentes, qualificados e competitivos no mundo”.

Vítor Fraga frisou que as políticas de sustentabilidade implementadas pelo Governo dos Açores, que têm orientado o desenvolvimento turístico na Região, "têm tido ótimos resultados", que são visíveis "nos mais que conhecidos reconhecimentos internacionais de cariz ambiental, contribuindo fortemente para aumentar a notoriedade e para fortalecer a imagem do arquipélago como Destino de Natureza por excelência”.

O Secretário Regional garantiu, no entanto, que o Governo dos Açores não se ficará por aqui, já que, no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, irá desenvolver um novo sistema de incentivos, "com o objetivo de promover uma permanente adequação da oferta hoteleira à matriz do Destino Açores”.

“Ao promover a requalificação das unidades hoteleiras açorianas, este novo sistema de incentivos potenciará o desenvolvimento da oferta, tentando ir ao encontro dos vetores que definem a matriz do destino, acrescentando valor e adaptando-a à evolução das tendências da procura, contribuindo assim para a sua permanente sustentabilidade”, afirmou o titular da pasta do Turismo.

Por seu lado, o Secretário Regional dos Recursos Naturais assegurou que o Executivo vai manter “o investimento necessário ao desenvolvimento de uma Economia Verde”, sem “descurar a formação e a aposta estratégica na educação e sensibilização ambiental”.

Na sua intertevenção, além de referir a importância das ações de formação em boas práticas que são realizadas para colaboradores de alojamentos turísticos reconhecidos com o galardão Miosótis Azores, Luís Neto Viveiros anunciou que foram atualizados e enriquecidos os conteúdos multimédia disponibilizados pelo projeto Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores SIARAM”, disponível no endereço eletrónico (http://siaram.azores.gov.pt/_novos-conteudos.html).

“Trata-se de um portal de elevada qualidade técnica e científica, de acesso livre para fins educativos”, afirmou.

Neto Viveiros anunciou ainda que, dando cumprimento ao programa do XI Governo Regional dos Açores em matéria ambiental e numa perspetiva de que a informação ambiental é um dever das entidades públicas, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais "passa a disponibilizar um novo portal de monitorização ambiental, designado por AzMoniAmb", que está disponível no endereço eletrónico (http://sig.srrn.azores.gov.pt/azmoniamb).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot