As constantes
baixas e cortes de luz no concelho da Povoação é um importante tema que abrange
todos os seus residentes, sendo de salutar quando influentes personalidades
concelhias se prenunciam sobre tão sério e importante assunto, demonstrando um
ato de cidadania louvável para com a sua comunidade.
Foi
desta forma que o cidadão Carlos Ávila visionou e expôs este importante tema na
sua página pessoal do Facebook:
Sobre
as questões da interrupção da energia elétrica que tantas inquietações estão a
criar aos povoacenses, ou pelo menos, aos povoacenses que são servidos pela
linha norte, urge esclarecer o seguinte:
1. No Concelho da
Povoação havia um piquete de serviço, durante 24 horas que abrangia a zona
leste da Ilha de S. Miguel.
2. Este piquete,
constituído por funcionários da EDA, com formação técnica específica, e
conhecedores como ninguém da vasta área abrangida, prestava um excelente
trabalho. E se mais não faziam, isso devia-se ao equipamento e às linhas já
velhas que aqui se teimava em manter.
3. Este chamado
piquete da EDA, em nome da diminuição (?) da despesa, (ou será que existem
outros interesses mais individuais?), foi sendo desmantelado ao longo dos anos
e todo o trabalho foi sendo centralizado em Ponta Delgada.
4. Assim, o
conhecimento adquirido pelos Funcionários da EDA da Povoação foi sendo em
grande medida desperdiçado. E esta fonte de emprego passou para Ponta Delgada,
em prejuízo dos jovens do nosso Concelho. Uma verdadeira escola de formação e
uma importante fonte de emprego que a Povoação perdeu, mas também a EDA perdeu.
5. Mas outras razões
me disseram:
5.1 que, com a
construção da linha norte e o "fecho do anel" de transporte de
energia, já não se justificaria o piquete na Povoação, pois os ensaios nos
troços de transporte, seriam controlados automaticamente por Ponta Delgada.
5.2 que, a luz da
Povoação, em situação de tempestade, caso não fosse fornecida pela linha sul,
sê-lo-ia pela linha norte, em resultado do "fecho do anel" de
transporte de energia. Ou vice-versa. E tudo sob controlo de Ponta Delgada. E
que portanto as falhas no fornecimento de energia ficariam melhor resolvidas.
Chegamos
agora à conclusão que o serviço de fornecimento de energia piorou bastante. É
claro que a EDA vai comentar que nada tem a ver com estas razões que avoquei.
Os senhores técnicos ou engenheiros do costume que todos bem conhecemos de
ginjeira...
O
fato é que todos estamos fartos. E também estou farto que os problemas com a
EDA continuem.
Por
isso reafirmo tudo quanto disse. E não disse tudo...
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