fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ATLETISMO: REINADO RENOVADO - SÉRGIO SILVA E ERCÍLIA MACHADO REPETEM TRIUNFO NA CORRIDA DOS REIS DO PICO

Foram vitórias tiradas a papel químico, aquelas que este domingo levaram Sérgio Silva e Ercília Machado aos lugares mais altos do pódio das principais provas do programa competitivo da 24ª edição da tradicional Corrida dos Reis, disputada na freguesia de S. Mateus, na Ilha do Pico.

A atleta do Sporting veio com o objetivo claro de defender o título alcançado no ano anterior, em verdadeira missão de sacrifício, como explica Ercília Machado: «Só no início de Janeiro é que consegui treinar sem limitações, depois de um período menos bom por que passei nos últimos meses. A verdade é que acabei por ganhar, mas sinceramente não estava muito certa disso, até porque a Carla Martinho é uma atleta a ter sempre em linha de conta».

Desde a primeira das cinco voltas ao percurso que Ercília Machado cedo tomou conta do andamento e aos poucos foi-se distanciando de Carla Martinho (que já venceu no Pico em 2009e 2011), sendo de registar ainda a evolução de Susana Godinho, a jovem benfiquista que depois do quinto lugar de 2013, acabou agora por chegar na terceira posição, a 18 segundos da vencedora.

Ainda sobre a prova feminina, Ercília Machado, que agora soma dois triunfos na Corrida dos Reis, teceu rasgados elogios à organização, não sem antes alertar para o grande número de atletas em prova: «A organização esteve excelente uma vez mais, mas tenho de ser sincera ao dizer que houve um pormenor que terá de ser repensado e que tem que ver com o grande número de atletas que tínhamos de ultrapassar, uma vez que com um circuito de apenas mil metros, as voltas de atraso eram inevitáveis».


O hat trick de Sérgio

Na principal prova masculina Sérgio Silva seguiu uma estratégia muito idêntica em relação ao histórico das duas vitórias já alcançadas na Corrida dos Reis e manteve-se resguardado no grupo da frente, onde sobretudo Hélder Santos e Bruno Silva fizeram as despesas da corrida durante grande parte da prova, mas a duas voltas do fim Sérgio Silva foi para a frente, espevitando o ritmo, sendo apenas seguido por Hélder Santos, que ainda nos metros finais colocou em causa o terceiro triunfo consecutivo de Sérgio Silva, que por isso não tem dúvidas em classificar esta como a mais difícil vitória conquistada no Pico: «Sem menosprezo para os outros atletas dos outros anos, a verdade é que o Hélder foi quem deu mais luta e tive de me aplicar a fundo para sair daqui com uma vitória, pois ele nunca desistiu de me perseguir, mesmo quando pensava ter um avanço confortável na última volta. Ele colou-se a mim e tive de dar tudo no sprint final» - explica Sérgio Silva, agora a correr como individual, depois do encerramento oficial, na semana passada, da sua anterior equipa, a The Clean's, não escondendo o desejo de deixar uma marca na Corrida dos Reis: «Vencer por três vezes a Corrida dos Reis é já por si um marco histórico, pois agora eu e o Licínio Pimentel partilhamos o recorde de três vitórias no Pico e como é natural quero cá voltar para tentar ganhar e deixar ainda mais o meu nome gravado para sempre na Corrida dos Reis» - diz Sérgio Silva.

Inês Monteiro encantada

Dando corpo a uma tradição da Corrida dos Reis, a convidada de honra deste ano foi Inês Monteiro, que com 33 anos de idade e depois de Fernanda Ribeiro é apenas e só a atleta portuguesa mais medalhada de sempre em grandes competições internacionais, no somatório das conquistas individuais e coletivas, algo que é praticamente desconhecido pela maioria do grande público, mas que as estatísticas não deixam margem para dúvidas. A atleta da Guarda, pela primeira vez de visita aos Açores mostrou-se encantada com a beleza da ilha do Pico e a hospitalidade das suas gentes: «O que vi é maravilhoso e as pessoas recebem-nos de maneira muito especial. Só posso dizer bem desta minha vinda ao Pico e espero cá voltar para o ano para também eu correr na Corrida dos Reis» - promete a atleta a contas com uma prolongada lesão que a obrigou a uma cirurgia ao joelho, da qual ainda está a recuperar.


Classificações oficiais
Masculinos (8 000 metros)

1º Sérgio Silva (Individual) 22:54 minutos
2º Hélder Santos (Maia AC Gosaúde) 22:58 minutos
3º Hugo Almeida (C Campismo S. João da Madeira) 23:11 minutos

4º Luís Borges (SL Benfica) 23: 25 minutos
5º Bruno Silva (Maia AC Gosaúde) 23:26 minutos

Femininos (5 000 metros)
1ª Ercília Machado (Sporting CP) 16:20 minutos
2ª Carla Martinho (Adercus) 16:32 minutos
3ª Susana Godinho (SL Benfica) 16:38 minutos
4ª Joana Nunes (Adercus) 17:03 minutos
5ª Marta Martins (Sra dos Desterro – Seia) 17:26 minutos)

_______________________________________

Texto: José Manuel Henriques
Fotos: Fátima Páscoa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot