fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 12 de janeiro de 2014

GARÇA-BRANCA-PEQUENA OU HÍBRIDA NO PORTO DA VILA DA POVOAÇÃO (com vídeo)

Não é habitual observarmos estas garças, mas de vez em quanto cá aparecem e não é a primeira vez que reportamos um exemplar destes na Vila da Povoação, desta feita conseguimos filmar. Não é uma ave fácil de fotografar e filmar porque ao aproximarmos demasiado ela foge, está sempre atenta a todos os movimentos.

A observação de uma silhueta esguia e totalmente branca, deslocando-se lentamente na margem de um açude ou de um estuário é geralmente indicativa da presença de uma garça-branca-pequena. Esta ave aquática pode ser vista um pouco por todo o país.

Identificação

Distingue-se principalmente pela brancura da sua plumagem. É uma garça de tamanho médio com um longo pescoço em forma de S, que está encolhido quando voa. A plumagem é totalmente branca e por vezes podem ser notadas algumas plumas compridas na parte posterior da cabeça. O bico e as patas são pretos, mas os dedos são amarelos. Quando em alimentação, é geralmente uma ave solitária, embora ocasionalmente forme bandos esparsos. No entanto, reúne-se em grandes bandos nos dormitórios e nas colónias. Distingue-se da garça-boieira pelo pescoço mais comprido e pelo bico preto e não amarelo.

Por vezes observam-se indivíduos com a plumagem cinzenta, que poderão ser variações melanísticas ou híbridos com garça-dos-recifes.

Abundância e calendário

A garça-branca-pequena é sobretudo residente e pode ser vista em Portugal durante todo o ano. É mais abundante no litoral, especialmente na metade sul do território e é relativamente rara no interior norte, especialmente em zonas de altitude. Nidifica colonialmente havendo colónias importantes no Ribatejo, no Alentejo e no Algarve.
















Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot