fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A RE-DESCOBERTA DA ILHA QUE HÁ EM MIM

O tempo foi o responsável pela viagem cujo destino me levou a uma ilha. Não uma ilha qualquer, mas sim “a ilha”. Há muito tempo que procurava encontrar este destino, e várias vezes deixei-me levar por opiniões que diziam - para nos conhecermos é necessário sair de nós, da ilha! Geralmente é assim, temos que nos afastar, ou perder, para saber dar valor. Mas o percurso para esta ilha foi diferente. O afastamento existiu, mas no sentido de deixar tudo. É necessário deixar tudo para trás, os nossos medos, os desejos, os valores impostos pela sociedade, para penetrar no mais profundo do nosso ser... a ilha que há em nós.

Eu sabia onde ficava a ilha, mas não sabia como lá chegar. Nunca tive receio de trilhar este percurso, pois não tinha medo do que ia encontrar. Pelo contrário, sabia que na ilha residia o mais importante de tudo: a minha essência. Assim, foram várias as trajectórias até finalmente descobrir a mulher que há em mim. Foi numa ilha de sentimentos, pensamentos, valores e recordações que iniciei um caminho, que me levou à alma. Na verdade, ainda estou, e acredito que sempre estarei, trilhando este caminho, pois nunca cessa a procura pelo auto-conhecimento e pelo sentido da vida. Será sempre um ir e voltar.

Para fazer esta viagem foi necessário dar o passo mais importante: abrir o meu coração. Deixar de lado as minhas próprias expectativas e entregar-me às novas possibilidades do agora. Ao abrir o coração, aprendi, vi, senti, reencontrei. Descobri que existe algo poderoso em mim, a intuição, que quando permitimos ouvi-la com o coração, ela é conduzida pelo amor e mostra-nos a essência da vida. Não há complicações, dúvidas, receios, julgamentos, falhas, nada! Tudo é simples como o presente momento.

Assim, foi preciso estar ilhada, longe das formas de dominação da sociedade em que vivemos, para perceber a porção de vida que há em mim. E numa sucessão temporal de eventos, abrigados pela memória dos rituais das tradições do mundo vivido, percebi a necessidade dessa viagem. Uma viagem que me fez ser ilhéu em mim, dos meus sentimentos, para descobrir cheiros, caminhos, paisagens, desejos, sentimentos… Sentir o sol e a lua, na plenitude das horas, a preencher os vazios de formas e sentimentos. Formas e sentimentos de estar no mundo como mulher.

Deste modo, como uma ilha, completo-me com os elementos terra, água, fogo e ar de cada um que se cruza na minha trajectória de vida, revigorando a minha essência e transformando o meu percurso. Por isso, é necessário conhecer a ilha que há em nós. Agora conheço-me mais e melhor. Esta viagem de reencontro foi fundamental para voltar à vida agitada da cidade real, onde permito que o tempo corra em vez de andar. Mas desta vez regresso guiada pelo coração. Sei o que quero e sei que assim posso vencer o mundo como a mulher ilhoa que sou.

DEBORAH ESTIMA
Doutoranda em turismo - Universidade de Aveiro - Portugal
Natural de Juazeiro do Norte, Ceará, Btasil, residente em S. Miguel, Açores

Fonte: In Mundo Açoriano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot