fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de janeiro de 2014

O ENCANTO DA FREGUESIA DO FAIAL DA TERRA (com vídeo)

Ontem, 25 de janeiro, o bom tempo convidava a um passeio por este belo e lindo concelho que é a Povoação, então peguei no equipamento e fui de encontro à freguesia que um dia, e muito bem, batizaram de Presépio da Ilha.

Situada entre duas montanhas ciclópicas de onde brotam águas límpidas com o oceano quase a beijar as ruas e a ribeira, separando a localidade a meio, fica o tão pitoresco "Presépio da Ilha".

O Faial da Terra é uma Freguesia do concelho de Povoação, com 12,69 Km2 de área e 359 habitantes (dados dos censos 2011). Densidade: 28,3 hab/Km2.

Localiza-se a uma latitude 37.733 (37º44') Norte e a uma longitude 25.2(25º12') Oeste, estando a uma altitude de 70 metros.

A Sul confronta-se com o mar, a oeste com a Freguesia de Água Retorta e Este com a Vila de Povoação.

As suas principais atividades económicas são a agropecuária e comércio.

Quanto a festas religiosas os faialenses comemoram a sua Padroeira Nossa Senhora da Graça no 2º Domingo de Setembro, cuja imagem encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Graça. As gentes desta calma e bonita freguesia também festejam os Impérios do Divino Espírito Santo, Ascensão, Trindade e São João.

Como património a freguesia batizada de Presépio da Ilha, possui a Igreja de Nossa Senhora da Graça, Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, Fontenários, Coreto e Busto do Padre Elias.

Quem desejar visitar os vários locais de admiração desta freguesia povoacense poderá apreciar os Moinhos de Água, o Miradouro da Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, o antigo Porto de pesca da Baleia (único existente na Ilha de São Miguel), o Lugar do Sanguinho (primeira zona habitacional da Freguesia) e a Cascata do Salto do Prego.

Quanto à sua gastronomia, apresenta o fervedouro, molho de fígado, sopas do Espírito Santo, papas grossas, bolo da sertã, torresmos, morcela e chouriço.

O artesanato também é ponto de referência com cestaria de vime, rendas, bordados e artefactos em madeira.

Também há a mencionar as suas coletividades, Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus e Grupo Desportivo de Faial da Terra.

Muito conhecida pela sua aldeia fantasma, o Sanguinho, local predileto de passagem dos turistas, devido à beleza “suis geniris” das plantas endémicas e à atração que o local provoca, a freguesia do Faial da Terra permanece fiel às suas particularidades.

Visite esta localidade e observe como a natureza e toda a sua beleza natural envolvente podem ser os melhores amigos do homem.
































































































































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot