Nas Lombas de João Loução e do Alcaide, o Carnaval também tinha, e continua a ter, o seu lugar nas festividades populares.
Nesta altura do ano, ainda é comum encontrar a dança de Carnaval masculina, que é composta por doze pares de homens, fazendo um total de vinte e quatro homens, de diversas idades, sendo doze vestidos com roupas masculinas e os restantes doze com roupas e cabelos femininos, bem como outros adereços. Este grupo de homens e de <<mulheres>> vão cantando e malhando pelas ruas das Lombas de Nossa Senhora dos Remédios.
Trata-se de uma tradição antiga, da qual desconhecemos a sua origem. Tinha lugar no período de Carnaval, tendo desaparecido há mais de trinta anos. recentemente, foi retomada por iniciativa da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios.
Este grupo de danças masculinas já actuou em diversos pontos da ilha de São Miguel e participou no programa televisivo “Arquipélago”, da RTP-Açores.
Entretanto, surgiu também, por parte de um grupo de senhoras naturais da Lomba do Alcaide, as danças das mulheres, de características semelhantes à dos homens, havendo apenas elementos do sexo feminino. O grupo é composto por dezasseis elementos, oito mulheres/mulheres e oito mulheres/<<homens>>, estando estas trajadas com idumentária masculina.
Estas danças, dos homens e das mulheres, fazem parte de uma manifestação folclórica, única no concelho de Povoação, havendo também poucas do género na ilha do Arcanjo São Miguel.
Nesta terra, o Carnaval é ainda festejado com outras brincadeiras alusivas a esta quadra de diversão, como atirar, uns aos outros, pó de arroz, farinha, água, limas, enquanto outros passeiam pela freguesia vestidos de mascarados, provocando agitação nas gentes das Lombas, pedindo mal-amadas e levando-as num espeto.
Fonte/fotos: Livro Retalhos de Memórias 1957-2007
Sem comentários:
Enviar um comentário