fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2018

REVERENDO LUÍS CABRAL RAPOSO FILHO DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Padre Luís Cabral Raposo

Nasceu na Lomba de João Loução, a 29 de Setembro de 1910, e faleceu a 16 de Setembro de 1989, na Vila de Nordeste, no Hospital da Santa Casa da Misericórdia, onde fora internado, sendo sepultado na Vila de Nordeste. As cerimónias fúnebres tiveram lugar na Matriz de Nordeste e foram presididas pelo Padre José Ribeiro Martins, então Vigário Episcopal de São Miguel, tendo sido acompanhado por onze sacerdotes. Foram seus pais Manuel Cabral e Maria da Conceição Raposo.

Fez os primeiros estudos na sua terra natal, tendo ingressado no Seminário de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, em Outubro de 1924, onde se ordenou sacerdote dez anos mais tarde, em 1934, pelo Bispo da Diocese, D. Guilherme Augusto Inácio da Cunha Guimarães.

Segundo a nota biográfica do livro Clero do Concelho da Povoação, de Octávio de Medeiros, o Padre Luís Cabral paroquiou nas igrejas de Ribeira Seca, ilha de São Jorge, Nossa Senhora das Neves, freguesia de Relva, Nossa Senhora da Conceição, Fazenda de Nordeste, e entre 1946 e 1989, na Igreja Matriz de São Jorge, Matriz da Vila de Nordeste, desta ilha de São Miguel.

Para além de pároco da Vila de Nordeste, foi ouvidor do Nordeste, bem como prior da matriz, Presidente da direção da Banda Filarmónica Eco Edificante e, entre 1966 e 1978, foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste.

No ano de 1984, a propósito das suas bodas de ouro, a Câmara Municipal de Nordeste, então presidida por Eduardo de Medeiros, homenageou o Prior da Vila, como era conhecido, descerrando na casa onde vivia uma placa evocando o sacerdote e a sua obra.

Fonte: Retalhos de Memórias de José de Almeida Mello

Povoação, terça-feira, 20 de novembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot