fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

DIRETORA REGIONAL DA ENERGIA APONTA OS AÇORES COMO “EXEMPLO A SEGUIR” NA VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS ENERGÉTICOS NATURAIS


A Diretora Regional da Energia afirmou, em Lanzarote, nas Canárias, que os Açores se constituem como um “exemplo a seguir pela valorização dos seus recursos naturais” no contexto dos espaços insulares, “na persecução da descarbonização da economia através da energia”.

Andreia Carreiro, que falava no segundo fórum ‘Clean Energy for EU Islands’, promovido pela Comissão Europeia e pelo Secretariado ‘For the Clean Energy for EU Islands Initiative’, do qual os Açores fazem parte, desafiou os dirigentes das ilhas da União Europeia representadas no evento a encararem as ilhas como “locais privilegiados para a implementação de soluções emergentes para a transição energética”.

“No primeiro semestre de 2018, mais de 41% da eletricidade produzida na Região foi originada a partir dos nossos recursos renováveis e endógenos, evitando a emissão de 64 mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera”, frisou a Diretora Regional.

“Este é um resultado muito positivo, mas ambicionamos muito mais”, acrescentou Andreia Carreiro, adiantando que “estão em curso diversos estudos e projetos com o objetivo de analisar novas soluções e tecnologias emergentes, que maximizem a integração de fontes de energia limpas na Região e garantam a segurança e qualidade do abastecimento”.

Para Andreia Carreiro, os Açores, apesar de serem uma Região Ultraperiférica e territorialmente fragmentada, “sabem tirar partido das suas potencialidades e das inovações no setor” e, por isso, enfrentam o futuro “com desejo de progresso e melhoria na qualidade de vida dos Açorianos”.

Neste sentido, a Diretora Regional apresentou neste fórum os objetivos e os pressupostos base para a elaboração da Estratégia Açoriana para a Energia no Horizonte 2030, uma opção política coerente e robusta, que visa dar resposta às necessidades de uma Região Ultraperiférica, em linha com os compromissos internacionais de Portugal.

“Esta Estratégia tem por base os princípios da suficiência e eficiência energética, da descarbonização da energia, bem como da eletrificação de diversos setores consumidores de combustíveis fósseis, com fortes impactes ao nível da redução de gases com efeito de estufa”, frisou Andreia Carreiro.

Neste fórum, que serviu de acompanhamento ao pacote de medidas ‘Clean Energy for all European Islands’, as ilhas estiveram em destaque como regiões líderes na transição energética.

A iniciativa pretende ajudar as mais de 2.700 ilhas da União Europeia a reduzir custos com a energia e a ultrapassar os desafios em matéria de segurança energética, através do recurso às fontes de energia renováveis e desenvolvimento de sistemas energéticos inovadores.

“A integração da Região neste evento, que conta com a presença dos mais altos dirigentes políticos, industriais e sociais da área da energia, constitui-se como uma oportunidade única de estabelecimento de contactos e acesso privilegiado às instituições, ao mesmo tempo que projetamos os Açores no mundo, auferindo reconhecimento internacional enquanto território inovador em termos de sustentabilidade energética”, afirmou Andreia Carreiro, que desafiou a organização a realizar o terceiro fórum nos Açores.

GaCS/DREn

Povoação, quinta-feira, 8 de novembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot