fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 10 de novembro de 2018

POVOAÇÃO, FOCADA NO SUCESSO ESCOLAR DOS JOVENS, IMPLEMENTA PARCERIA DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA


No concelho da Povoação está a decorrer, neste ano letivo, uma Parceria de Intervenção Comunitária (PIC) para o Sucesso Educativo: Escola – Comunidade – Família. Esta parceria, que surge no âmbito do eixo três do Plano ProSucesso, concretiza-se entre as Secretarias Regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social, a Câmara Municipal da Povoação e o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).

A iniciativa, em causa, traduz-se numa metodologia de trabalho que visa melhorar o sucesso educativo das crianças e alunos do concelho e diminuir a retenção, através da ação e articulação entre vários parceiros socais.

Com este “modelo” é introduzida uma nova dinâmica de ação articulada entre os diretores de turma e as técnicas da ação social, da qual resulta o Compromisso para o Sucesso Educativo. Neste documento, o aluno que regista insucesso escolar, o encarregado de educação, o diretor de turma e a técnica da ação social, no caso das famílias com este acompanhamento, assumem pequenos compromissos que consideram adequados à superação das dificuldades dos discentes e assinam o documento, que será revisto e reformulado periodicamente.

Desde julho que já se realizaram várias ações/atividades no âmbito da implementação da Parceria. Registando-se as reuniões com as famílias das crianças e alunos das Furnas, Faial da Terra, Ribeira Quente e Povoação; com organismos da comunidade, na área da saúde, sociocultural e desportiva; com Juntas de Freguesia; com Coordenadores dos CATL; na escola com os docentes da unidade orgânica, e reuniões com os profissionais do Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA). Sendo esta uma metodologia de trabalho que se preconiza no envolvimento da comunidade educativa para o sucesso educativo, neste processo outras atividades serão concretizadas com os vários parceiros sociais neste município.

Na sequência da implementação desta metodologia já decorreu, no final de outubro, na Câmara Municipal, a reunião da Comissão Coordenadora da PIC, que se debruçou sobre o trabalho realizado, até ao momento, assim como o envolvimento e as ações dos vários parceiros na concretização do objetivo principal desta parceria – a melhoria dos resultados escolares.

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Povoação, sábado, 10 de novembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot