fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

REVERENDO BENJAMIM PACHECO RAPOSO FILHO DA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS


Nasceu na Lomba do Alcaide, a 11 de abril de 1922, filho de Augusto Furtado Raposo e de Maria do Patrocínio Pacheco. Neto paterno de Manuel Furtado Raposo e de Maria Jacinta Pacheco. Neto materno de Francisco Pacheco Câmara e de Maria Amália da Conceição.

Foi batizado na igreja de Nossa Senhora dos Remédios, aos 17 de Abril de 1922, (Ass., n.º 32, Fls. 33 v.), pelo Cura Pe. José Luís Borges Vieira, tendo como padrinhos, José Pacheco da Câmara e Maria da Conceição.

Frequentou a escola Primária da Lomba do Alcaide e desta deu entrada no Seminário Diocesano de Angra do Heroísmo, no ano letivo de 1935/1936, tendo aí ficado dez anos, concluindo em 1946 o curso de teologia, sendo de seguida ordenado sacerdote por D. Guilherme Inácio da Cunha Guimarães, então bispo da diocese. Celebrou a Missa Nova no dia 23 de julho de 1946, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, segundo o sociólogo Octávio de Medeiros.

Durante várias décadas, o padre Benjamim Raposo foi sacerdote em duas paróquias do concelho de Ponta Delgada, entre 1946 e 1968.

Em 1946, no Domingo da Festa de Cristo Rei, tomou posse do Curato do Pilar da Bretanha, onde exerceu, o múnus sacerdotal até 1968. Nesta paróquia construiu, de raiz, o Passal Paroquial.

Em 1968, também domingo da Festa de Cristo Rei, tomou posse como Pároco da Saúde, Arrifes, paróquia onde permaneceu até à data da jubilação. Ao serviço desta paróquia veio a completar os vinte e cinco anos de sacerdote, tendo nela permanecido outros vinte e cinco. A ele se devem as escadarias e o arranjo envolvente do templo.

Após a jubilação, foi viver em casa própria na Avenida João Paulo II, em Ponta Delgada, tendo sido nomeado Capelão da Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição, "cargo que desempenhou até o Senhor o chamar a si".

Visitou algumas vezes as nossas comunidades de emigrantes nos Estados Unidos, Canadá e Bermudas.

Fonte: Clero do Concelho da Povoação de Octávio H. Ribeiro de Medeiros

Povoação, Quinta-feira, 29 de novembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot