fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

INFRAESTRUTURA DE ATERRAGEM DE HELICÓPTEROS DA RIBEIRA QUENTE REÚNE AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA O EFEITO


Esclarecimento do Governo dos Açores

A Secretaria Regional da Saúde, na sequência do comunicado de imprensa do Bloco de Esquerda sobre as condições de utilização da infraestrutura de aterragem de helicópteros da Ribeira Quente, na Povoação, considera necessário esclarecer o seguinte:

1. Conforme se pôde constatar durante a realização do exercício Açor 2018, organizado pelo Comando Operacional dos Açores no final de setembro, a infraestrutura construída na freguesia da Ribeira Quente com o intuito de permitir a operação de helicópteros em situações de emergência reúne as condições necessárias para o efeito.

2. Durante o referido exercício, o helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa procedeu a várias operações de descolagem e aterragem com largada de passageiros e carga.

Face a esta realidade, a Força Aérea Portuguesa comprovou que pode operar na referida infraestrutura, não se conhecendo qualquer parecer na sequência do mesmo. 

3. No final do exercício, o General Comandante Operacional dos Açores afirmou publicamente que a referida infraestrutura é de grande importância para missões de apoio à Proteção Civil.

4. Será igualmente de realçar que, em situações de emergência e em missões de apoio à Proteção Civil, será o piloto comandante que toma a decisão sobre as condições de segurança da aterragem do helicóptero, independentemente de o local escolhido para a aterragem possuir ou não certificação para o efeito.

A legislação não exige, para as missões anteriormente mencionadas, que os locais de aterragem estejam certificados.

5. Importa ainda referir que a infraestrutura construída na freguesia da Ribeira Quente não é um heliporto, mas sim uma zona de aterragem melhorada, permitindo uma mais fácil operação das aeronaves na realização de missões extraordinárias de socorro às populações, não sendo para o efeito exigida qualquer sinalização adicional, bem como vedação, atendendo a que não é uma estrutura de utilização regular.

GaCS/SRS

Povoação, quarta-feira, 7 de novembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot