fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

sábado, 11 de abril de 2015

JOVENS FURNENSES PELO MUNDO

Hoje damos a conhecer a nossa Raquel Sofia Cardoso Galante nascida a 20 de Março de 1984, filha de Hermenegildo Galante e de Margarida Galante.

Cresceu em Ponta Delgada, é verdade, mas o seu sangue furnense nunca deixou que o seu coração se afastasse do Vale das Furnas.

A sua inspiração é o seu avô que já não está entre nós, o prestigioso furnense António José Galante, avô paterno, pelos seus princípios e filosofia de vida muito próprios, pela cultura e conhecimentos que foi capaz de adquirir apesar de só ter a quarta classe, pela capacidade de trabalho, espirito de sacrifício e pelas lutas políticas que travou em tempos difíceis.

A Nossa Raquel tem um percurso académico invejável andou na Escola Primária da Vitória, no Ensino Básico na Escola Canto da Maia e no Secundário na Domingos Rebelo. Tirou a Licenciatura e Mestrado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (IST-UL).

Doutoramento em andamento, em regime de Dupla Titulação:

-Produção e Controle Farmacêuticos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP)

- Engenharia dos Materiais pelo Instituto Superior Técnico.

Neste momento encontra-se a viver no país irmão, Brasil. Jamais esquece o Vale das Furnas e claro a sua família.

A sua aventura pelo Brasil começou pelo Intercâmbio estudantil realizado em 2008/09, durante o qual passou um ano letivo a estudar na Universidade de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto.

A semente foi lançada e a vontade de um dia regressar nunca passou.

Em 2012, enquanto trabalhava no IST, deu início à construção de um protocolo de cooperação entre FCF-USP e o IST-UL, que permitisse a um aluno fazer o doutoramento em ambas as instituições e tê-lo reconhecido pelos dois países. Com a ajuda de Professores e Orientadores verdadeiramente fantásticos, depois de muitas assinaturas, carimbos, e-mails e atrasos, o protocolo ficou pronto em junho 2013, ano em que fez as provas de acesso na USP, foi aprovada e deu início ao projeto de mais 4 anos de pesquisa, divididos entre Portugal e Brasil.

Atualmente está envolvida em diversos outros trabalhos de pesquisa, além do projeto de doutoramento, dos quais se pode destacar:

-SurfLens - Modificações Superficiais para libertação controlada de fármacos a partir de lentes de contato e intraoculares (consorcio europeu entre Portugal, Bélgica, Islândia)

-Sistema de libertação controlada para tratamento de doenças negligenciadas (ex: malária) Projeto USP.

No doutoramento, investiga um possível novo e mais barato método de esterilização de materiais médicos, em especial hidrogel, que envolve a utilização do gás ozono. Estuda os efeitos da técnica nas propriedades do material e a eficácia na esterilização após a contaminação propositada com microrganismos resistentes.

Caso para se dizer orgulho nesta furnense!

Confessa em tom de brincadeira que em paralelo, tenta organizar à distância o seu casamento com o excelentíssimo brazuca Vinicius, que conheceu em 2008, e que como não podia deixar de ser, será nas Furnas!

Que a tua simplicidade e felicidade te acompanhe para sempre no teu percurso de vida e que a Raquel que vimos partir, um dia regresse para o Vale das Furnas para aplicar os seus conhecimentos de uma vida!

Fonte/Fotos: Vale das Furnas Digital


Sem comentários:

Publicar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot