fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2015

EQUIPA DA EBS DA POVOAÇÃO MARCOU PRESENÇA NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CANSAT AÇORES

Uma equipa da Escola Básica e Secundária da Povoação constituída por 4 alunos, Gonçalo Raposo, Bernardo Leite, André Leite e Lucas Ferreira, orientada pelo professor António Moreira marcaram presença na primeira Edição do CanSat Açores, que se realizou na ilha vizinha, Santa Maria, a 18 e 19 de abril.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou que o primeiro concurso regional CanSat "superou todas as expetativas", destacando o número de equipas participantes e a qualidade dos projetos apresentados.

“O júri da competição considerou que os microssatélites construídos pelos alunos apresentavam, grosso modo, um grande nível de perfeição e de rigor”, afirmou Nelson Simões.

As três equipas que vão representar os Açores no CanSat nacional, que decorre de 1 a 3 de maio, em Torres Vedras, são a ENTA, da Escola de Novas Tecnologias, a ESAQ SPACE SAT 1, da Escola Secundária Antero de Quental, ambas de Ponta Delgada, e a Aerospace Time, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria.

Neste primeiro concurso CanSat regional foram ainda atribuídas duas menções honrosas às equipas SUNSAT, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, e Searching Infinity, da Escola Básica e Secundária das Flores.

O CanSat Açores, integrado no programa educativo da Agência Espacial Europeia, é um programa experimental destinado a alunos dos ensinos secundário e profissional que tem por objetivo a construção de um modelo funcional de um microssatélite.

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia considerou que a primeira edição do CanSat Açores “foi um sucesso”, salientando que a iniciativa “permite aos estudantes açorianos uma primeira abordagem prática à tecnologia aeroespacial e às ciências do espaço”.

“No âmbito do CanSat, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores, onde participaram em atividades ligadas à segurança aeronáutica”, afirmou Nelson Simões.

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, apoia a deslocação de duas das três equipas apuradas para participar na final nacional, sendo a terceira apoiada pela Ciência Viva.

A primeira competição regional do projeto CanSat, que decorreu no fim de semana passado em Santa Maria, contou com 16 equipas, provenientes de 12 escolas de seis ilhas dos Açores, num total de 64 jovens.

Fonte: GaCS/GM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot