fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 5 de abril de 2015

PROCISSÃO DO SENHOR MORTO NA CIDADE DE PONTA DELGADA (COM VÍDEO)

Na Sexta-feira Santa por todas as Paróquias da Ilha de São Miguel se seguem os ritos descritos na Bíblia, realizando-se beste segundo dia do Tríduo Pascal o período mais importante do ano litúrgico.

Tal como na Vila da Povoação depois das cerimónias na Igreja Matriz de Ponta Delgada saiu a procissão do “Senhor Morto” ou do “Enterro do Senhor”.

Comparando as duas procissões deparamo-nos com algumas diferenças. No cortejo da maior cidade dos Açores não há o guião, este é substituído pela Santa Cruz, os paroquianos do sexo masculino que incorporam o cortejo não ostentam as opas roxas, são senhoras que transportam o caixão do corpo do Senhor Morto, não vimos o Rancho de Romeiros completo incorporado na procissão com a sua vestimenta a rigor, apenas vimos 6 Romeiros a transportar o Pálio sendo identificados pelo lenço de Romeiro que levam ao pescoço, a procissão ao invés de ser acompanhada por uma Banda Filarmónica é acompanhada pela Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, não ouvimos o som peculiar das matracas, por último não assistimos ao bonito cântico da Verónica.

Todas as procissões têm a sua particularidade de freguesia para freguesia, todas elas seguem os ritos deste peculiar dia, em todas elas assistimos a uma manifestação popular de pesar, reflexão e respeito por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Veja o Vídeo:     
    



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot