fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 14 de abril de 2015

GUALBERTO RITA É O NOVO PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS PESCAS DOS AÇORES

Gualberto Rita, Presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Quente e responsável pela Cooperativa dos Pescadores da mesma localidade, é o novo Presidente da Federação das Pescas dos Açores, eleito, hoje, na ilha Terceira.

O novo Presidente da Federação, que é também armador de duas embarcações de pesca no Porto da Ribeira Quente do Concelho da Povoação, tem como principal objetivo aumentar o rendimento dos pescadores no arquipélago. “Estamos empenhados em promover a valorização e a modernização do setor. Mas a nossa grande preocupação vai em apresentar um plano ao Governo Regional, de modo a garantir um melhor rendimento ‘per capita’ para todos os pescadores, bem como a redistribuição desses rendimentos por toda a fileira da pesca”, afirmou Gualberto Rita, em declarações à Lusa.

Gualberto Rita, que foi eleito para um mandato de dois anos, deixou claro que existem diferentes realidades do setor nas nove ilhas dos Açores que carecem ser analisadas e aprofundadas. “Existem realidades diferentes de ilha para ilha e é nisso que nos queremos empenhar e tentar perceber essas realidades. O facto de haver pescadores a mais não é o que se passa em todas as ilhas. Isso exige uma maior reflexão de todos nós”, explicou.

Um novo enquadramento para a profissão do pescador, no âmbito das responsabilidades da Segurança Social é outro dos objetivos que Gualberto Rita gostaria de ver implementado. “O que gostaríamos de trabalhar era de uma forma que pudéssemos enquadrar essa profissão de pescador e a pesca no âmbito da Segurança Social, que se pudesse enquadrar como outra profissão qualquer”, disse Gualberto Rita, acrescentando ser “importante que os pescadores não dependam tanto dos subsídios” governamentais.

Gualberto Rita foi eleito com seis votos contra cinco do até então Presidente, José António Fernandes, que se candidatava ao terceiro mandato.

Recorde-se que entre 2011 e março de 2013 Gualberto Rita assumiu o cargo de secretário da Federação das Pescas dos Açores.

Foto/Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot