fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 21 de maio de 2013

TORNADO DE CATEGORIA F4 OU F5 FEZ 91 MORTOS. AUTORIDADES DIZEM QUE NÚMERO DE VÍTIMAS PODE AUMENTAR EM OKLAHOMA, EUA


Ventos atingiram os 321 quilómetros por hora em Oklahoma, EUA

Um tornado de grandes dimensões deixou nesta segunda-feira um rasto de destruição em Moore, nos arredores de Oklahoma City, no Sul dos Estados Unidos. Pelo menos 91 pessoas, incluindo 20 crianças, morreram, disse Amy Elliott, uma responsável dos serviços de saúde do estado, à televisão CNN. A casa Branca declarou o estado de catástrofe.

A dimensão dos estragos ainda não está completamente avaliada, mas as descrições apontam para o que pode ter sido um dos maiores tornados de sempre, com diâmetro superior a três quilómetros e velocidades de vento superiores a 300 km/hora.

Na escala Fujita, que mede a intensidade destes fenómenos meteorológicos, o tornado foi classificado como F4, segundo estimativas preliminares, embora esteja muito perto do nível mais alto. O que significa que se situa no segundo nível mais elevado desta escala, que vai de F0 (o menos intenso) ao F5 (o mais intenso). Um tornado F5 começa nos 322km/h.

Numa análise preliminar, as autoridades americanas estimam que o tornado tenha atingido os 321 quilómetros por hora. Em entrevista à BBC, o meteorologista Rick Smith, do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, afirmou: “É certamente o tornado mais poderoso com que já lidei nos meus 20 anos no serviço de meteorologia.”

A tempestade começou no domingo, dia em que se registaram dois mortos (dois septuagenários que viviam num parque de caravanas) e pelo menos 21 feridos.

Na segunda-feira, as autoridades afirmaram haver várias pessoas presas nos destroços. De acordo com o jornal The New York Times, um dos hospitais na região tinha recebido até às 17h48 locais (23h48 em Lisboa) 33 feridos, dez dos quais em estado grave e dez em estado crítico. O hospital está a antecipar a chegada de mais vítimas.

As imagens mostram carros completamente destruídos e zonas inteiras cujos edifícios foram desfeitos pelo tornado. Pelo menos uma escola e um centro médico foram evacuados. No local estão autoridades de socorro, bem como voluntários.

Imagens de vídeo, publicadas no Youtube mostram a violência dos ventos e a dimensão do fenómeno.

Em 1999, diz a Reuters, um tornado causou a morte a 36 pessoas em Moore, cidade que volta agora a ser atingida.

Joe Jolly, um habitante de Moore, disse à rádio pública que o sítio onde mora parece "uma zona de guerra": "Praticamente não tenho casa", contou: "Ainda estou em choque. Foi intenso, não sei o que dizer, foi terrível."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot