fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O QUE SIGNIFICA A LUTA ENTRE SÃO JORGE E O DRAGÃO COCA – COM VÍDEO


O presidente da República Cavaco Silva invocou hoje a luta entre São Jorge e o dragão Coca. Reza a história que a vitória do primeiro é sinal de boas sementeiras e boas colheitas.

A festa de Monção movimenta todos os anos milhares de pessoas e acontecia, até agora, no dia do Corpo de Deus, celebrado numa quinta-feira, 60 dias depois da Páscoa, data que este ano se assinala a 30 de maio.

Contudo, face à suspensão deste feriado religioso, a festividade será "empurrada" a partir deste ano para o domingo seguinte. Este ano, realizar-se-á, portanto, a 2 de junho.

Durante as festas realiza-se um combate encenado entre São Jorge, que simboliza o bem, e o dragão Coca, que simboliza o mal.

Pintado de verde e com fumo a sair pelas orelhas, o dragão tem a cabeça móvel e "goelas bem abertas", fazendo uma figura que por vezes assusta o cavalo e torna a vida difícil ao cavaleiro.

O "bem" só é declarado vencedor se conseguir desferir golpes certeiros na língua e nas orelhas do dragão, mas por vezes o combate dura poucos minutos, dificultado precisamente pelo medo do cavalo.

A população de Monção torce sempre pela vitória de São Jorge, por representar, reza a tradição, boas sementeiras e boas colheitas.

Fonte: Lusa, texto editado por Sofia Fonseca

Fotos: Google imagens



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot