fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 17 de maio de 2013

LUSODESCENDENTE MICAELENSE ERNEST MONIZ É NOVO SECRETÁRIO NORTE-AMERICANO DA ENERGIA


O Senado norte-americano confirmou hoje por unanimidade o físico nuclear lusodescendente Ernest Moniz como secretário da Energia, em substituição de Steven Chu, e abriu caminho para a confirmação definitiva da directora da Agência de Protecção do Ambiente.

O professor do Instituto Tecnológico do Massachusetts (MIT) conseguiu a aprovação do Senado, com 97 votos a favor e nenhum contra, para coordenar o 'boom' nos EUA da extracção de hidrocarbonetos não convencionais e os investimentos em energias renováveis.

O presidente norte-americano, Barack Obama, salientou em comunicado "a experiência num amplo leque de fontes de energia" de Moniz, que conseguiu "atrair inovadores para avançar em novas soluções energéticas".

Obama disse ainda que o novo governante "partilha" a sua "convicção de que os EUA devem liderar o desenvolvimento de fontes sustentáveis de energia, que criem empregos e indústrias, ao mesmo tempo que respondem aos desafios das alterações climáticas".

Por sua parte, um comité senatorial aprovou a nomeação de Gina McCarthy como nova administradora da Agência de Protecção do Ambiente (EPA), decisão que agora vai ter de ser confirmada pelo plenário do Senado.

Ernest Moniz (na foto, com Obama) é descendente de emigrantes açorianos de São Miguel, tendo nascido em Fall River, no Estado do Massachusetts, em 1944.

Quando a sua nomeação por Barack Obama foi conhecida, o presidente do governo açoriano, Vasco Cordeiro, congratulou-se, salientando "o trajecto colectivo da comunidade açoriana e açor-descendente nos EUA".

Fonte: Negócios online
Fotos: Google imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot