fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 29 de maio de 2013

I TEMPORADA DE VIOLAS DA TERRA – PALCO ABERTO

A “I Temporada de Violas da Terra” é uma iniciativa da Associação de Juventude Violas da Terra com o intuito de valorizar cada vez mais a nossa Viola, promovê-la e dar a conhecer os seus intervenientes.

 O interesse e admiração pela Viola de Dois Corações tem vindo a crescer, significativamente, um pouco por todo o Arquipélago e é fulcral que se desenvolvam actividades ao longo de todo o ano e com continuidade, de modo a manter este movimento de “redescoberta” da Viola.

Esta Temporada de Violas da Terra decorrerá de 22 de Junho a 10 de Julho, e terá, nesta fase, quatro eventos: IV Encontro de Violas Açorianas (Ilha Terceira), Conversas “Com Elas” à Viola, Palco Aberto e Violas do Atlântico III (Viola da Terra e Viola Braguesa).

Os eventos serão anunciados dentro de dias, individualmente, com os seus intervenientes e entidades apoiantes. Mas fica aqui já a abertura de inscrições para um evento inédito nos Açores, com a nossa Viola, e que é o PALCO ABERTO.

Neste evento aquilo que se propõe é que os tocadores de Viola da Terra da Ilha de São Miguel (ou tocadores de outras ilhas que estejam na data do evento na Ilha) se inscrevam para fazerem uma apresentação a Solo, Duo, ou Trio, com projectos em que estejam envolvidos e que tenham a Viola como base. Cada indivíduo/grupo terá 10 minutos em palco para mostrar 3 temas (no máximo) do trabalho que está a desenvolver com a Viola da Terra: Temas originais, arranjos de temas tradicionais, temas como solista. Aquilo que cada grupo deseje executar desde que respeite os tempos de apresentação.

O evento do PALCO ABERTO decorrerá a 6 de Julho, a partir das 15:00 e com duração prevista de duas horas e meia, consoante as inscrições (com limite de 10 grupos), terá ainda algumas apresentações especiais e apresentação dos vários intervenientes. O objectivo é dar a conhecer as várias facetas, projectos e artistas actualmente ligados à Viola da Terra e possibilitar que os mesmos se apresentem num contexto diferente dos habituais grupos de cantares ou no seio de grupos folclóricos, valorizando assim a sua individualidade artística.

Este evento decorrerá na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada que apoiou imediatamente o evento e o seu conceito. As inscrições e pedidos de informações podem ser dirigidos a ajvioladaterra@gmail.com e a informação adicional e regulamento pode ser consultada em facebook.com/aj.violadaterra.

A Temporada de Violas da Terra 2013 teve de ser reformulada após esta Associação ter visto os seus projectos anuais reprovados pelas Direcção Regional da Juventude e Turismo, por motivos de orçamento e ainda, segundo estes, por haverem outros projectos mais relevantes para apoiar. No entanto a Associação de Juventude Violas da Terra procurou outros parceiros e outras entidades para colaborarem consigo, recebeu o apoio contínuo da Fundação INATEL, e conta ainda, como sempre, com um grande número de tocadores de Viola da Terra sempre prontos a participar e a trabalharem para resgatar a nossa cultura e a nossa identidade.

Ficamos à vossa espera.

Associação de Juventude Violas da Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot