fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CONCURSO DE SOPAS VALORIZA FEIRA DA SAÚDE DA POVOAÇÃO


Pelo segundo ano consecutivo, a Equipa de Saúde Escolar da Povoação levou a cabo a Feira da Saúde, concentrando na Vila da Povoação centenas de crianças do 1º Ciclo. 

Com uma vasta panóplia de eventos a acontecer em dois grandes polos, nomeadamente no Auditório Municipal e no Gimnodesportivo, o destaque do dia foi para o Concurso de Sopas que juntou dezenas de estudantes e comunidade em geral junto ao pavilhão da Vila para degustar a vasta variedade de sopas a concurso.

A “Sopa de Peixe”, do 7º D, a “Sopa da Horta”, do Centro Pedagógico da Povoação e a “Sopa de Batata-doce e Agrião, do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Santa Casa local foram, este ano, as vencedoras do 1º lugar do Concurso de Sopas da II Feira da Saúde da Povoação.

Em segundo lugar ficou a “Sopa de Leguminosas”, do 10º B. Em terceiro o “Creme de Ervilhas”, do 9º C e finalmente em 4º e último lugar ficou a “Sopa do Mr. Bean”, do 8º C.

Ao todo, estiveram para prova 23 sopas dos alunos das turmas do 7º ao 10º ano da Escola Básica e Secundária da Povoação e ainda do Centro Pedagógico, do Reativar – Secundário e do CAO da Santa Casa local.

Para avaliar a vasta oferta a concurso, o júri teve por base critérios como “o olfato”, “o paladar”, “a textura”, “a confeção”, “a apresentação” e “a qualidade nutricional” das sopas.

Na sessão solene de abertura, o Presidente da Câmara, Carlos Ávila, elogiou a nova dinâmica conferida pela Diretora Clínica, Isabel Almeida, no Centro de Saúde de Povoação. “Quero prestar a minha homenagem à dinâmica que a Dra. Isabel tem vindo a empreender nos programas da Educação para a Saúde. Ela tem sido, desde a sua entrada, uma boa dinamizadora do trabalho que o Centro de Saúde tem vindo a desenvolver, não apenas dentro de portas, mas, sobretudo, para a comunidade”, referiu o autarca.

 Já na sessão de encerramento, a médica Isabel Almeida e Coordenadora da Equipa de Saúde Escolar referiu que o balanço da II Feira foi positivo, apesar os constrangimentos financeiros. “ O balanço é positivo, embora existem aspetos que gostaríamos de melhorar, nomeadamente o aspeto de nem todos os alunos terem tido a oportunidade de participar na Feira devido à falta de transporte. Sabemos que a conjuntura atual não é das melhores e ainda assim tivemos a parceria de várias entidades locais que ajudaram, de acordo com as suas possibilidades, com o transporte das crianças do 4º ano. Houve inclusive localidades em que foi possível trazer mais crianças por estarem a frequentar escolas mais perto da Vila. Notou-se igualmente que, este ano, houve maior interatividade das entidades participantes com os alunos”, explicou Isabel Almeida.

A Diretora Clínica não tem dúvidas que o Concurso de Sopas veio valorizar, sobremaneira, a Feira da Saúde. “ O Concurso de Sopas é realmente um atrativo para a Feira porque os alunos e professores empenham-se na organização e na programação durante um ano escolar, que abrange a comunidade em geral, o que é realmente uma mais-valia”, garantiu.

A realização da II Feira da Saúde visou, uma vez mais, despertar a comunidade escolar e a população para o valor nutricional da sopa, que além de saudável tem outras vantagens. “ É um alimento equilibrado que deve fazer parte de uma alimentação saudável e acaba por ser barato, o que numa situação de crise como esta que atravessamos, é também uma boa opção financeira para fazer parte da mesa famílias”, acrescentou.

O Gimnodesportivo foi o centro das atividades da II Feira da Saúde da Povoação que contou com uma variedade de eventos a acontecer em simultâneo, desde jogos tradicionais, ações de sensibilização sobre deficiência, saúde oral, rastreios, intervenção precoce, Escola Segura e ainda para uma vasta panóplia de exposições de várias entidades locais e regionais, com destaque para o Observatório Microbiano dos Açores, a APAV, o GNR/SPNA - Serviços de Proteção da Natureza e Ambiente, Grupo de Permacultura de São Miguel e o CAO da Santa Casa da Povoação.

Fonte/Foto: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot