fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

FONTANÁRIOS DO CONCELHO DA POVOAÇÃO

Os fontanários outrora desempenharam um papel importante na vida diária das populações. Antes de existir água canalizada, os fontanários permitiam o abastecimento de água às diversas localidades.

Os fontanários são monumentos seculares, que ostentavam uma fonte de água potável, um marco da história e da paisagem açorianas.

Os habitantes, particularmente as senhoras, teriam de se deslocar à fonte com as suas talhas de barro, para aí, adquirirem a água para as lides domésticas, por vezes com algum tempo de espera, porque a fonte corria pouco.

Lamentavelmente muitos dos nossos fontanários desapareceram.

Os fontanários, apesar de inativos, eram monumentos históricos que obrigatoriamente deviam ser preservados, pois traçaram a história desta terra e a identidade deste povo. Todavia, existiu falta de sensibilidade para a preservação deste património.

No entanto é de louvar o esforço da Junta de Freguesia de Nª Sr.ª dos Remédios que tem recuperado os fontenários antigos existentes, pois hoje quem se desloca aquela freguesia e atento está poderá testemunhar a esta excelente iniciativa em prol do nosso património.





































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot