Hoje
os nossos jovens ficam mais tempo em casa agarrados às novas tecnologias em vez
de sair para caminhar com os amigos.
É
uma verdade bem atual e para quem está bem atento e olhar ao seu redor, mesmo
aqui no nosso meio, verá que é uma realidade a falta de convívio e saídas entre
os nossos jovens.
Cerca de 25% da população
jovem (18-24 anos) caminha, em média, apenas cinco minutos por dia. A culpa,
segundo os pais, pode ser atribuída à oferta tecnológica cada vez mais
diversificada.
Um estudo, desenvolvido
pela seguradora Bupa, revela que os jovens ingleses estão presos aos
computadores, telemóveis e outros dispositivos tecnológicos onde mantêm o
contacto com o exterior. As suas deslocações ficam assim reduzidas ao mínimo
possível e, por norma, sem sequer sair de casa.
No entanto, a tecnologia
não é a única causa para o aumento da incidência deste problema. Entre os
motivos indicados para não caminhar, estão também as más condições
climatéricas, a falta de tempo, a insegurança ou simplesmente o sentimento de
cansaço físico.
Paula Franklin, responsável
clinica pelo estudo, defende que uma caminhada é a melhor forma de introduzir
atividade física no dia-a-dia e pode trazer inúmeros benefícios para a saúde.
Por exemplo, uma caminhada diária de 20 minutos reduz de forma significativa a
probabilidade do surgimento de um problema cardíaco.
Fonte: Correio da Manhã
Jovens
e novas tecnologias: bom ou mau?
É irrefutável o potencial
positivo das novas tecnologias no desenvolvimento da nossa sociedade e cultura.
Mas quando falamos da atual relação intensa dos nossos jovens com estas tecnologias,
quando falamos de jovens que se fecham sozinhos nos seus quartos? Que se isolam
da família e das relações presenciais com o seu grupo de pares? Quando pensamos
nos conteúdos que os jovens têm hoje acesso em qualquer computador, em casa de
amigos ou num outro qualquer ambiente informal? Será que esta informação de
acesso fácil e não monitorizada pode evoluir rapidamente de um meio facilitador
de acesso ao conhecimento para um fator desorganizador e desestabilizador no
desenvolvimento sócio emocional destes jovens?
Realidade virtual é uma
adição tal como outras dependências (álcool, tabaco, jogo, drogas, etc.), que
utilizada de forma compulsiva e sem controlo reduz a liberdade e altera o
comportamento social das crianças e jovens.
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