fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

A TENDA (BARBEARIA) DO TIBÉRIO

Pois é antigamente chamavam de tenta à barbearia e na Vila da Povoação existiam duas mesmo ao lado uma da outra.

Na Povoação quem não conhece o Tibério?

Tibério Santos Silva tem 66 anos de idade e começou a trabalhar como barbeiro e cabeleireiro aos 9 anos na tenda do seu pai, David Simões da Silva.

Onde existe hoje a única barbearia masculina da Vila da Povoação, mesmo ao lado, mais a cima, existia uma outra, e desta não me lembro, era propriedade do pai do Tibério.

O Tibério começou a trabalhar com o seu pai aos 9 anos de idade e desde então nunca mais parou, embora essa não fosse a sua profissão permanente. O Tibério ingressou na empresa E.D.A., mas depois das suas horas de trabalho voltava à tenda para desempenhar a sua segunda profissão, barbeiro/cabeleireiro.

Quando o Sr. David Simões da Silva decidiu partir rumo aos E.U.A. na procura de uma melhor condição de vida, a sua tenda fechou e o seu filho Tibério foi trabalhar para a tenda ao lado, que era propriedade do seu sogro, José de Melo Moniz. Desta já me lembro muito bem. Lembro-me sim do constante movimento durante a semana, estava aberta todos os dias da semana, lembro-me de lá trabalharem três barbeiros/cabeleireiros, lembro-me muito bem de colocarem a tábua em cima dos braços da cadeira para me cortarem o cabelo, realmente outros tempos.

O Tibério acabou por comprar a barbearia do sogro e continua até hoje a tratar do corte de cabelo dos homens do nosso concelho, sim do concelho, porque ainda hoje vêm homens desde Água Retorta a Furnas e Ribeira Quente cortar o seu cabelo à barbearia do Tibério Santos Silva.

Hoje o Tibério encontra-se reformado e dedica-se com mais regularidade à sua segunda profissão, pois encontramos a sua barbearia aberta durante a semana, estando agora os povoacenses com necessidade de cortar o cabelo com mais opção de dias e horas para o fazer.

Pena será dizer e pensar que a barbearia do Tibério acabe quando ele desaparecer do mundo dos vivos, não consigo imaginar a Vila sem a barbearia do Tibério. No entanto espero que o seu filho Válter agarre esta profissão nem que seja como obi, porque um barbeiro/cabeleireiro homem fará muita falta à nossa Vila.

O Válter já sabe a técnica de cortar cabelo, pois ultimamente tem-se dedicado e já servi de cobaia por mais de um vez e sempre que lá vá cortar o cabelo e ele lá estiver sou seu cliente, até porque esta barbearia tem de ter continuidade. Os homens povoacenses contam contigo amigo Válter!

Para rematar há outra coisa que aprecio nesta barbearia e que não poderia deixar de evidenciar aqui, é, que, é totalmente decorada com motivos Sportinguistas, sendo o seu proprietário 100% leão. Viva ao Sporting!

A terminar desejo ao Tibério Santos Silva muitas felicidades, que continue por muitos mais anos a servir os povoacenses nesta bonita e importante profissão, e por último que continue a incentivar o seu filho Válter a continuar o que tão bem sabe fazer às nossas cabeças.

  



    

   







Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot