fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 29 de novembro de 2014

MOVIMENTO PARA A RECUPERAÇÃO DA ERMIDA DE SANTA BÁRBARA CONTINUA A LUTAR

Após alguns meses de inatividade, o Movimento para a Recuperação da Ermida de Santa Bárbara, criado em 2011, retomou a atividade no início de 2014.

A marcar o regresso da mobilização à atividade foi levado a cabo a realização de uma palestra sobre a história do templo, em julho do presente ano, proferida pela Professora Doutora Susana Goulart Costa, docente de História da Universidade dos Açores.

Durante os meses de maio, junho e julho, o movimento levou a cabo a realização de um inquérito à população concelhia, com o intuito de obter informações e opinião pública relativa à Ermida de Santa Bárbara e qual a importância que o movimento representa para a sua recuperação. Os resultados destes mesmos serão conhecidos e divulgados muito brevemente.

No passado dia 18 de outubro, elementos do movimento realizaram uma visita à ermida, acompanhados pelo Pároco, Pe. João Ponte, e pelo carpinteiro Luís Junípero, a fim de se inteirarem do avançado estado de degradação, mas também procederem a uma avaliação e solução para o telhado, com o intuito de proceder à sua possível substituição, de forma a evitar mais infiltrações. Nesta visita, os elementos do movimento aproveitaram a oportunidade para procederem a uma limpeza e organização da capela-mor e, também, salvaguardarem o restante do retábulo do altar.

O restauro da primitiva imagem de Santa Bárbara, datada do século XV, levado a cabo pelo Centro de Restauro do Governo dos Açores, na cidade de Angra do Heroísmo, já está concluído e esta regressará ainda este mês de novembro à Vila da Povoação e poderá ser vista, em princípio, na Igreja Matriz. Salienta-se que o custo deste processo de restauro, iniciado em 2012, esteve a cargo do Governo Regional.

Para 2015, o movimento tem já em vista uma série de atividades e ações de sensibilização para serem levadas a cabo.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot