Foto de: Jornal Seara Verde |
Domingo, 6 de março.
Pelas 15 horas e 30 minutos…
Esta foi uma tarde fatídica para 3 pessoas que perderam a vida enquanto transitavam na Estrada Regional que liga a Povoação às Furnas.
Dinarte Manuel Amaral Sousa de 40 anos e natural da Lomba do Carro, sua esposa Maria da Luz Cabral Jacob de 37 anos e seu filho de 17 anos, Marco Filipe Moura, naturais do Concelho de Ponta Delgada, pereceram nesse dia, quando a viatura em que viajavam foi levada de arrasto por uma enxurrada.
A chuva que caía abundantemente havia alguns dias acumulou-se num curso de água, localizado num patamar superior ao da estrada regional. Saturado, esse mesmo curso de água cedeu, provocando deslocamento de uma massa composta por água, lama, pedras, troncos e galhadas de árvores. Essa amálgama de materiais diversos, projetada como uma bala de canhão, encontrou e envolveu durante o seu percurso descendente a viatura com os seus 3 ocupantes.
Informados por uma testemunha ocular, a Polícia de Segurança Pública e o corpo de Bombeiros da Povoação acorreram rapidamente ao local da tragédia.
As más condições atmosféricas que se verificavam à contínua queda de materiais vindos da encosta superior, perigaram o trabalho de todas as equipas de salvamento envolvidas. Galhardamente, todos se uniram, no esforço.
O corpo de Bombeiros da Povoação trabalhou incessantemente e contou com o auxílio de outras três corporações de Bombeiros (Ponta Delgada, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo), com a ajuda da Polícia de Segurança Pública, com as Forças Armadas (um helicóptero Puma, uma corveta e algumas embarcações da Marinha), duas equipas de espelho-socorro e ainda com o apoio de alguns construtores civis da região que cederam as suas máquinas pesadas para escavação e remoção de detritos.
Apesar de todas as dificuldades, a primeira peça do automóvel foi encontrada por um Bombeiro da Povoação quando a madrugada já ia longa. Essa peça do veículo foi descoberta a cerca de 400 metros do local onde se desencadeou a enxurrada.
A Estrada Regional foi fechada ao trânsito (com exceção dos veículos prioritários) nesse mesmo dia e apenas reabriu na quinta-feira seguinte.
O Comandante dos Bombeiros da Povoação e o Delegado de Saúde confirmam que se encontrou, até ao momento, um único corpo, o de Dinarte Manuel Amaral Sousa. Continuam desaparecidos os corpos de sua esposa e filho.
As buscas foram suspensas, não encerradas, na sexta-feira seguinte, dia 11 de março.
às famílias enlutadas, a direção do Jornal Seara Verde gostaria de apresentar os seus mais sentidos pêsames.
In, Jornal Seara Verde datado de 15 de abril de 2005.
Sem comentários:
Enviar um comentário