fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

JORNADAS DO PRIOLO DEBATEM NATUREZA E SUSTENTABILIDADE NO NORDESTE

O Nordeste, em pleno território das Terras do Priolo, vai acolher nos dias 21 a 23 de novembro as IX Jornadas do Priolo. 

Estas jornadas irão decorrer no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, e incluem um vasto programa para informar e aproximar a população da Natureza dos Açores, o seu valor e importância da sua conservação. Ainda no programa das Jornadas irá decorrer uma ação de voluntariado no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta Autóctone, a 23 de novembro numa das áreas de intervenção do Projeto LIFE+ Terras do Priolo. E é ainda neste dia que a SPEA completa 19 anos de existência dando lugar a um pequeno convívio após o voluntariado.

A IX edição das Jornadas do Priolo é organizada pela SPEA no âmbito do Projeto Life+ Terras do Priolo, em parceria com a Escola Básica e Secundária do Nordeste e Escola Profissional do Nordeste e com o apoio da Câmara Municipal do Nordeste. As jornadas irão contar com contribuições de diversas entidades no dia 21, entre as quais a Direção Regional de Recursos Florestais, os Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, o Parque Natural de Ilha de São Miguel, o Observatório Microbiano dos Açores, a Cresaçor e a própria SPEA, reunindo uma diversidade de temas para aproximar o público em geral, e em especial as camadas mais jovens, dos valores naturais a conservar no arquipélago dos Açores, bem como do conceito de sustentabilidade e desenvolvimento.

Às 17h30 do dia 22 de novembro será feita uma apresentação sobre o trabalho que tem sido realizado no âmbito do Projeto LIFE+ Terras do Priolo que resulta de uma parceria entre a SPEA e a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente (SRAA), cofinanciado pelo programa LIFE+ da União Europeia. Segundo Joaquim Teodósio, coordenador do projeto e da SPEA nos Açores, “este projeto tem vindo a dar um enorme contributo para a gestão do sítio da Rede Natura 2000 ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, através da implementação de medidas inovadoras de gestão e restauração da floresta laurissilva, monitorização da biodiversidade, gestão do uso público, sensibilização das populações e promoção da sustentabilidade a longo prazo”. Mantém assim os objetivos iniciais de um trabalho contínuo que a SPEA realiza em conjunto com diversos parceiros desde 2003, contribuindo para a conservação efetiva da população mundial do priolo (Pyrrhula murina), uma espécie endémica que se encontra restrita a esta área protegida da ilha de São Miguel.

Este ano, o programa destas jornadas incluí uma ação de voluntariado, mais especificamente o controlo de espécies invasoras e a plantação de espécies endémicas e nativas da laurissilva dos Açores numa das áreas intervencionadas do projeto Life+ Terras do Priolo. Desta forma, público e voluntários podem associar-se ao Dia Mundial da Floresta Autóctone, 23 de novembro, e contribuir para a conservação de um habitat prioritário dos Açores. No final desta atividade irá ter lugar um pequeno convívio celebrando ainda o 21º aniversário de atividade da SPEA.

Esta atividade é gratuita e requer inscrição obrigatória através de:

Programa detalhado das Jornadas em anexo, pode também ser consultado em:

Para mais informações, poderão também contactar o Centro Ambiental do Priolo através de centropriolo@spea.pt ou 91 853 6123.


Sem comentários:

Publicar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot