fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

“DESBRAVAR” O “SANGUINHO”, LOCALIZADO NA FREGUESIA DO FAIAL DA TERRA, CONCELHO DA POVOAÇÃO

O “Sanguinho” é uma aldeia rural onde encontramos cerca de vinte casas desabitadas desde inícios dos anos 70. Naquele local já viveram cerca de duzentas pessoas, que o abandonaram pela ausência de condições de conforto, dificuldades de acesso e emigração.

Atualmente o “Sanguinho” encontra-se em processo de recuperação, representando para a população do Faial da Terra um marco da história viva.

O local do “Sanguinho” deve o seu nome à forte presença da planta endémica dos Açores, da Madeira e das Canárias, chamado “sanguinho” (nome científico, Frangula azorica).

Segundo reza a história, o povoado do “Sanguinho” foi erguido com o objetivo inicial de os agricultores estarem mais próximos das suas terras, sendo também uma forma das pessoas “fugirem” às frequentes cheias e tempestades marítimas que ocorriam na altura.

Hoje, o turismo de aldeia já é praticado no “sanguinho”, tendo uma capacidade de alojamento para 30 pessoas. Neste local paradisíaco do concelho da Povoação, a empresa de aldeamento turístico Sanguinho, tem vindo a proceder à recuperação gradual de um conjunto arquitetónico composto por várias casas da aldeia do Faial da Terra, que estava praticamente abandonada.

A produção agrícola em modo biológico encontra-se certificada desde 2004. Predominam as culturas hortícolas, os pomares e a produção de chá e café em pequenas áreas.

De futuro pretende-se transformar alguns produtos, como por exemplo cebola em vinagre, doce de banana, etc.

Para além da produção agrícola, a empresa desenvolve outras atividades vocacionadas para o turismo, como sejam retiros, workshops, passeios de burro, aproveitando a localização numa área em que existem trilhos muito procurados pelos caminhantes.

Se nunca visitou este local paradisíaco do nosso concelho, do que está à espera?

 Descubra e desfrute de toda a nossa beleza envolvente!

A freguesia do Faial da Terra espera a sua visita!



























Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot