fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

RIBEIRA DO FAIAL DA TERRA ALVO DE POLUIÇÃO

Ao “Um Olhar Povoacense” tem chegado mensagens de moradores do Faial da Terra a denunciar poluição na Ribeira desta freguesia povoacense, poluição esta que é mais visível quando chove mais intensamente e o curso de água atinge maior caudal, ganhando a água uma cor acastanhada fora do normal. Quando a água baixa ficam visíveis nas bermas do percurso de água os vestígios que deixam a cloração da água castanha, são nada mais, nada menos do que detritos provenientes de explorações agrícolas daquela freguesia.

O leito da Ribeira do Faial da Terra de quanto em vez tem de ser alvo da intervenção humana para limpar os vestígios da falta de civismo de quem consciente ou inconscientemente polui o seu meio ambiente.

A poluição é uma alteração física e está a atingir a fauna e a flora. Isto acontece em todos os sítios: nas ribeiras, praias, ruas, zonas verdes e muitos outros. Todos nós somos poluidores, mas há pessoas que atiram tudo, desde papel, plástico, vidro, eletrodomésticos e até estrume em grandes quantidades para os cursos de água (bosta de vaca).

Se queremos ver mudanças e melhorar o ambiente devemos ter em conta as nossas ações.

Muitos de nós pensamos “Ah ninguém faz reciclagem não sou eu que vou fazer a diferença.” “Ah o estrume é biodegradável e colocá-lo por um curso de água abaixo não faz diferença”. Meus amigos, acima de tudo todos nós temos de ter consciência dos nossos atos e, sim, a reciclagem é muito importante e, não, não devemos poluir os cursos de água de forma alguma. 

Por isso pedimos a todas as pessoas que pensem e olhem à sua volta quando forem atirar um papel para o chão, ou uma garrafa para a água ou para a ribeira, porque se olharem bem à sua volta provavelmente verão algum recipiente próprio para por o lixo, e senão virem não custa nada guardar o que se ia atirar e colocar no balde do lixo em casa.

O mundo é de todos e todos temos a obrigação de o preservar, pois muitas das consequências das nossas ações não nos irá atingir de forma catastrófica, mas irá atingir os nossos filhos, netos e os animais que existem ao nosso redor.

Preserve e tenha respeito pelo meio ambiente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot