fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de setembro de 2013

GRAÇAS AO BENEMÉRITO ORTEMÍSIO MANUEL DE MEDEIROS IGREJA MATRIZ DA POVOAÇÃO POSSUI CARRILHÃO E RELÓGIO PÚBLICO

No dia 27/07/2009 foram içados para a torre da Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus os novos sinos que compõem o carrilhão. Os sinos que vieram de Braga doados pelo ilustre Povoacense Ortemísio Manuel de Medeiros, já lá vão quatro anos.

Os novos nove sinos vieram gravados com o nome do Povoacense Ortemísio Manuel de Medeiros e sua esposa Maria Isaltina Melo Medeiros.

De louvar o contributo deste Povoacense, que resolveu ainda em vida ver concretizada a sua dádiva para com a sua Igreja Matriz em memória da sua falecida esposa.

Tive a oportunidade de há quatro anos estar à conversa com o Sr. Ortemísio e nessa agradável conversa desde logo percebi o quanto encontrava-se feliz por ver, enfim, concretizado o seu desejo. É que não foi fácil, mesmo doando houve dificuldades para que o seu desejo seguisse em frente. Até houve quem desconfiasse do Sr. Ortemísio, e interrogassem “Será que o Sr. Ortemísio possuiu o respetivo dinheiro para poder concretizar tal doação?” Houve igualmente quem criasse dificuldades à iniciativa deste Benemérito Povoacense. O Sr. Ortemísio sofreu calado durante muitos meses, e sentiu-se magoado com as desconfianças, bem como, das dificuldades que alguns tentaram impor.

Caros seguidores do Blog Um Olhar Povoacense, serão capazes de nos apontar quem é que nos dias de hoje contribui para a sociedade com uma doação como esta?

O relógio e Carrilhão oferecidos à Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus, não custaram 1.000,00€ nem 5.000,00€, mas sim muitos milhares de euros.

A realidade é que infelizmente a maioria dos cidadãos desta terra não têm a noção da doação deste ilustre Povoacense para com os Povoacenses, em especial os residentes na freguesia de Povoação, é, que, acima da questão monetária, há todo um lado sentimental, mas como diz o ditado popular “ninguém é profeta na sua terra”.

Aos incrédulos e aos que se definiram como impositores desta dádiva, temos pena que assim tenham procedido e, que no futuro continuem assim a proceder com outras dádivas que surgem a favor da comunidade. É sempre bom saber com quem os verdadeiros Povoacenses e amantes da sua terra e raízes não podem e não devem contar. A estes, só os podemos dizer, na Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus o relógio e carrilhão já funcionam há quatro anos graças ao benemérito Ortemísio Manuel de Medeiros.

Na Eucaristia do primeiro domingo de Agosto de 2009, o então pároco Pe. José Fernandes de Medeiros agradeceu publicamente ao Sr. Ortemísio a sua dádiva para com a paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus, e pediu aos paroquianos que ao passarem pelo Sr. Ortemísio igualmente agradecessem a valiosa doação e gesto para com a nossa Igreja e povo da freguesia, gesto este que nos dias de hoje não é comum acontecer.


O Sr. Ortemísio Manuel de Medeiros faleceu no dia 03/07/2010

Pedro Damião Ponte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot