fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

ESTÁTUAS DE MADEIRA ADMIRADAS POR MIÚDOS E GRAÚDOS NAS MARGENS DA LAGOA DAS FURNAS

Realizou-se nas Furnas de 26 de Agosto a 1 de Setembro, nas margens da Lagoa das Furnas, o III Furnas Woodcarving.

O WoodCarving com motosserra é um evento inserido no Plano de Ação da Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS) Terras do Priolo, com recurso a madeira de espécies como criptomérias decrépitas e acácias invasoras.

Dar nova vida a árvores consideradas “mortas” foi um dos objetivos da organização, como referiu Miguel Ferreira, gestor do projeto de recuperação ecológica e paisagística da bacia hidrográfica daquela lagoa.

Além das peças feitas em árvores enraizadas, o artista Courtot fez outras em troncos cortados, como aconteceu também nos últimos anos. A escolha das esculturas é feita entre o artista e os responsáveis pelo Centro de Monitorização e Investigação das Furnas. No ano passado, por exemplo, a "aposta" foi para a fauna dos Açores, como um furão, um mocho ou um garajau a apanhar uma carpa.

A lagoa das Furnas tem um problema de eutrofização (presença excessiva de nutrientes na água, originando um desenvolvimento também excessivo de matéria orgânica), resultado da utilização, durante décadas, dos terrenos da bacia hidrográfica como pastagens e para outras atividades agrícolas, com recurso a fertilizantes químicos, por exemplo.

O III Furnas Woodcarving, organizado pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais em conjunto com uma empresa privada, promove ainda formação com equipamentos moto-manuais ao pessoal do Centro de Monitorização e Investigação das Furnas que está no terreno e de outras entidades ligadas a projetos ambientais de São Miguel, como a SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) ou a Escola Profissional da Povoação.


O 'woodCarving com motosserra' das Furnas insere-se no Plano de Ação da Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS) Terras do Priolo, "uma ferramenta de gestão em áreas protegidas cujos principais objetivos são aumentar a consciencialização e o apoio às mesmas como parte fundamental da herança coletiva e melhorar o seu desenvolvimento, considerando as necessidades do ambiente, dos residentes, empresas locais e visitantes", segundo uma informação da Secretaria Regional dos Recursos Naturais do Governo dos Açores.


















Aquando do festival de vimes




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot