fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CRECHE/JARDIM DE INFÂNCIA REALIZAM ATIVIDADE NO ÂMBITO DO CINQUENTENÁRIO DA INSTITUIÇÃO

A Creche/Jardim de Infância são uma valência da Instituição concelhia Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros, que assinalou ontem o seu cinquentenário.

Para assinalar esta data histórica, meio século de vida, as educadoras ao serviço da Creche/Jardim de Infância, Ana Julieta Passos, Juvenália Cabral e Emiliana Ponte, realizaram no átrio de entrada da creche uma exposição que contou com a ajuda das ajudantes de Educação e alguns pais, onde podemos visualizar o reporte fotográfico de várias gerações de povoacenses que por lá passaram, desde o seu início até à atualidade.

Um importante e bonito registo que transporta recordações imensas, principalmente para quem foi frequentador desta importante valência da Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros, onde se deu e continua a dar início à formação de muitos povoacenses, os homens e mulheres de amanhã.   

Breve Resumo histórico:

A Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros é uma instituição de Solidariedade Social da Vila da Povoação, instituída a 11 de Setembro de 1963. Nesta altura era designada como uma instituição Particular e de Assistência.

A Fundação foi uma iniciativa benemérita do Reverendo Padre João de Medeiros (1902-1983), sacerdote açoriano, natural da freguesia de Povoação, emigrado nos Estados Unidos da América, em homenagem a sua mãe, Maria Isabel do Carmo Medeiros.

O Reverendo Padre João Maurício de Amaral Ferreira, Pároco da Matriz de Nossa Senhora Mãe de Deus, foi o primeiro Presidente da Fundação.

Dadas as carências de ensino existentes no concelho de Povoação durante o século XX, o Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros foi, assim, uma das primeiras concretizações do desígnio da Fundação:

- Educação, Cultura e Formação Profissional.

- Proteção à Infância, Juventude e Terceira Idade.

- Colaboração na obra paroquial de Catequese e realização de outras atividades julgadas convenientes à prossecução de fins espirituais.

Passados cinquenta anos após a sua instituição, a Fundação continua a agregar várias instituições fundamentais para o concelho de Povoação, tais como a atual Creche/Jardim de Infância, Escola Profissional e o RSI. 

Sessão solene do cinquentenário:

Segundo o Presidente da Fundação, Professor Doutor Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros, “a vida só pode ser compreendida quando olhamos para trás, mas ela só pode ser vivida olhando-se para a frente” numa analogia clara à vida de uma Fundação que, nas palavras do Dr. Carlos Melo Bento, conferencista na sessão solene do cinquentenário, foi decisiva para o desenvolvimento do Concelho da Povoação, criando os pilares do acesso à Cultura e à Educação universal que, na época, escasseavam à quase totalidade dos povoacenses. O reconhecimento da autarquia nas palavras do seu presidente, e o voto de confiança, comprovado com a garantia de que a Fundação Maria Isabel do Carmo Medeiros vai continuar a receber o apoio do Governo Regional na sua missão social, manifestado pela Diretora Regional da Solidariedade Social, são a certeza de que a “Fundação continuará por muito tempo ainda e muitos serão aqueles que farão parte dela como atores sociais e agentes de desenvolvimento”.

A Direção da Fundação aproveitou esta efeméride para prestar homenagem, tecida de gratidão, a todos os que foram membros das direções anteriores e a todos os que, com o seu trabalho e dedicação, contribuíram para que a Fundação não só “continuasse no tempo”, mas fosse digna do respeito e da admiração dos povoacenses.

As comemorações vão prolongar-se até ao final do ano com atividades promovidas pelas várias valências da Fundação, que podem ser acompanhadas na página oficial da Fundação na maior rede social da atualidade através do endereço: www.facebook.com/fmicm.


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot