fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

INSTALAÇÃO ALARGADA DE DESFIBRILHADORES AUTOMÁTICOS EXTERNOS (DAE) PODE SALVAR MUITAS VIDAS

O Secretário Regional da Saúde afirmou ontem, na Assembleia Legislativa, na Horta, que a aprovação da legislação que altera as regras aplicáveis nos Açores à prática de atos de desfibrilhação automática externa por não médicos “é uma medida de grande alcance e que pode salvar muitas vidas”.

Luís Cabral salientou que, de acordo com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), as estatísticas do primeiro semestre de 2013 revelam que “a utilização de desfibrilhadores automáticos externos pelas ambulâncias do Instituto salvou duas vidas por dia”.

Tendo em conta que a paragem cardiorrespiratória é uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos e que acontece quase sempre fora do meio hospitalar, a sobrevivência de uma pessoa nestas circunstâncias “poderá depender exclusivamente da existência de um Desfibrilhador Automático Externo nas imediações, bem como da presença de pessoas com conhecimento de Suporte Básico de Vida”.

A Região deu passos pioneiros nesta matéria, no entanto, a legislação revelou-se restritiva e o processo de instalação alargada acabou por encontrar alguns entraves burocráticos.

A legislação hoje aprovada, segundo Luís Cabral, “torna possível alargar a utilização dos desfibrilhadores, ao tornar o processo mais simples e de acordo com a legislação nacional em vigor”.

As ambulâncias existentes nos Açores estão equipadas com DAE e foram já adquiridos vários equipamentos para distribuir em locais estratégicos e de grandes aglomerados.

Segundo Luís Cabral, existem já 20 equipamentos que, na sequência da presente legislação, poderão ser distribuídos às corporações de bombeiros, prevendo-se que, até ao final de 2013, existam em todas as ilhas equipas com Desfibrilhadores Automáticos Externos.

As viaturas SIV estão equipadas com os meios necessários para o elo seguinte da cadeia de sobrevivência.

Este processo deve ser acompanhado, em paralelo, com um reforço das ações de formação em Suporte Básico de Vida, formação que pode agora ser ministrada pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), entidade que recebeu na semana passada a certificação internacional da American Heart Association como centro de treino em suporte básico e avançado de vida.

Para Luís Cabral, trata-se de uma medida “com grande impacto quer na população dos Açores, quer na imagem que os Açores transmitem a quem nos visita”.

Fotos: Google Imagens


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot