fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2021

GRUPO PARLAMENTAR DO PSD AÇORES APRESENTOU VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PADRE ANTÓNIO JOSÉ PIMENTEL CASSIANO

Nascido na freguesia de Fumas no dia 3 de dezembro de 1943, filho de Antônio de Sousa Cassiano e de Irondina Tavares Pimentel, faleceu este último sábado em Ponta Delgada o padre Antônio José Pimentel Cassiano, vítima de doença prolongada. 

Foi batizado na igreja de Santa Ana, da mesma freguesia, no dia 25 de dezembro de 1943 e erismado, na mesma igreja em 1954. 

Concluiu a então chamada Escola Primária na freguesia de Fumas e mais tarde, no ano letivo de 1954/1955, ingressou no Seminário Episcopal de Angra, com apenas 10 anos de idade. 

Completou os estudos teológicos do Curso dos Seminários e foi ordenado sacerdote, juntamente com mais dez colegas, por D. Manuel Afonso de Carvalho, na Sé de Angra, no dia 29 de Maio de 1966, Festa de Pentecostes. 

No ano letivo de 1966/1967 frequentou o antigo Pôs- Seminário, tendo feito o seu estágio pastoral na paróquia da Sé de Angra, ficando a seu cargo a assistência aos grupos de JOC masculino c feminino daquela paróquia. 

Em janeiro de 1974, por provisão de D. Manuel Afonso de Carvalho, foi nomeado pároco de São Pedro, Ouvidoria de Vila Franca do Campo, uma pequena comunidade que lhe permitiu disponibilidade de tempo para, em julho de 1975, preencher a vaga de oficial administrativo na Casa do Povo de Vila Franca do Campo, que exerceu até 1996 e que lhe deu a oportunidade de exercer atividade sindical, durante sete anos, como dirigente regional e nacional do 

Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores e, no cumprimento de um mandato de três anos, integrar o Conselho Nacional da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses. 

Foi, em 1976, um dos fundadores do Grupo de Reflexão e Ação Pastoral (GRAP), grupo de padres açorianos que, durante cerca de duas décadas, e para além do contributo importante que deu para a formação sacerdotal e pastoral dos próprios, interveio como tal, na vida da igreja e da sociedade, com tomadas de posição públicas sobre as mais variadas questões da atualidade. 

Por provisão de 21 de agosto de 2000, ficaram a seu cuidado direto o trabalho pastoral das paróquias de São Pedro e Matriz de São Miguel Arcanjo, bem como as funções de "moderador do serviço pastoral" da Ouvidoria de Vila Franca do Campo. 

 Na mesma altura, ficou também à sua responsabilidade a direção do jornal "A Crença", semanário católico Vilafranquense. 

O Padre Antônio Cassiano foi uma pessoa de trato afável e ^ com grande sensibilidade e abertura os problemas e questões sociais, bastando, para comprová-lo, ter a possibilidade de com ele conviver e de ler os seus escritos publicados, sobretudo, no jornal "A Crença". Os colegas 

que lhe são mais próximos beneficiaram do seu espirito de solidariedade e de companheirismo "a tempo inteiro". 

Celebrou as suas Bodas de Prata Sacerdotais na Paróquia de São Pedro de Vila Franca do Campo no dia 29 de maio de 1991. 

A 20 de Maio de 2013 recebeu a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico na Sessão Solene comemorativa do Dia dos Açores, que decorreu na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, aqui na cidade da Horta. 

O percurso e exemplo do Padre Antônio Cassiano, enquanto homem, representante de Deus, jornalista e pensador, é uma referência incontormável de toda uma geração que lhe fica eternamente grata. 

Assim, o Grupo Parlamentar do PSD, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a aprovação de um voto de pesar pelo falecimento do Padre Antônio José Pimentel Cassiano. 

Do presente voto seja dado conhecimento à Família, à Ouvidoria de Vila Franca do Campo, à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e ao jornal "A Crença". 

Horta, Sala das Sessões, 15 de junho de 2021. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot