A Associação de Juventude Viola da Terra assinalou o Dia da Criança com uma ação de sensibilização na EB1/JI da Ribeira Quente, onde os alunos receberam uma breve explicação sobre a Viola da Terra e um desdobrável para pintarem, bem como uma pequena lembrança. Devido à Pandemia e às normas sanitárias não foi possível, desta vez, a experimentação do instrumento por parte das crianças, mas foi num espírito de muita alegria que os mais pequeninos puderam conhecer e dançar ao som do instrumento.
Duas turmas do Pré-escolar da EB1/JI Professor Dr. Alexandre Linhares Furtado da Fajã de Baixo também receberam desdobráveis com ilustrações da Viola da Terra para pintarem, bem como esferográficas, para lembrar às crianças do seu dia. Essas turmas já tinham recebido uma sessão presencial no Dia da Viola da Terra em Outubro de 2020.
Por último, a Associação colaborou pelo sétimo ano consecutivo oferecendo alguns brindes aos alunos da Classe de Viola da Terra do Conservatório Regional de Ponta Delgada que realizaram a sua Audição de 3.º período n temática do “Dia da Criança” e que decorreu no dia 28 de Maio no Conservatório.
Essas acções têm provado serem muito importantes para aproximar a Viola da Terra dos mais novos que são sempre muito entusiastas sobre a matéria colocando muitas questões e querendo conhecer melhor o instrumento, para além da pronta disponibilidade de todos os professores envolvidos.
Nesta iniciativa foram abrangidos cerca de 70 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, e ainda 13 alunos da classe de Viola da Terra do Conservatório, com idades compreendidas dos 6 aos 18 anos de idade.
A iniciativa, integrada na “Temporada de Violas da Terra 2021”, contou com o apoio do Governo dos Açores, da Câmara Municipal da Povoação e da Junta de Freguesia de Ribeira Quente.
Sem comentários:
Enviar um comentário