Comunicado do Partido Socialista Povoação datado de 17 de janeiro de 2005 transmitia aos Povoacenses a firme convicção de que não queriam piscinas junto à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
O comunicado abordava o seguinte:
“Queremos Piscinas
Mas Não Junto da Igreja
1. Quando avançámos com a obra da ORLA MARÍTIMA DA VILA DA POVOAÇÃO pretendíamos atingir quatro objetivos:
a) Dar maior segurança à Vila, em especial aos povoacenses residentes na beira-mar;
b) Abrir a Vila da Povoação ao mar, criando condições de trabalho aos Pescadores e criando condições para os amantes da pesca desportiva e dos desportos náuticos;
c) Construir um heliporto, tão necessário em caso de catástrofe;
d) Construir a urbanização da beira-mar.
2. Os dois primeiros objetivos foram conseguidos. De facto, hoje a Vila está mais protegida em relação às intempéries marítimas, assim como dispomos de infra-estruturas potuárias.
3. Em relação ao heliporto, ele não foi construído, apesar de ter sido lembrado. E custava tão pouco tê-lo feito! Agora a nossa Vila não tem esta infraestrutura. Mas no futuro não nos podemos esquecer deste heliporto.
4. Em relação à urbanização, cuja obra está a ser feita agora, pensamos ser nosso dever esclarecer as nossas opiniões, até para que se acabem com boatos:
a) Não gostamos do actual projeto porque ele não respeita nem valoriza o facto de sermos o 1º Povoado de S. Miguel e aflige-nos muito que se continue a projetar piscinas para junto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, impedindo em definitivo que seja valorizado aquele conjunto de edifícios, através da dignidade da Praça Velha que pretendia-mos realizar;
b) Em nossa opinião, chegou o momento de promover a construção de piscinas na Povoação, mas nunca naquele sítio que a Câmara pretende. Há dois tipos de piscinas que devem ser construídas: umas integradas na zona balnear dos Pelâmes, chamadas piscinas naturais, à cota do mar; outras piscinas para manutenção e aprendizagem, integradas num edifício a construir no Parque Desportivo, junto dos campos de ténis, edifício este que há-de prever também um ginásio de manutenção.
Estas são as nossas opiniões que colocamos à consideração dos Povoacenses.
Pensamos que ainda estamos a tempo de obrigar a Câmara a respeitar e a valorizar os FACTOS e o PATRIMÓNIO mais relevante da nossa História.
Lembremo-nos que quem não respeita e não integra o seu passado história no seu processo de desenvolvimento, jamais terá futuro.
Povoação, 2005-01-17
O Secretariado da Secção da Povoação
PS”
Mediante este comunicado a verdade é que podemos concluir com vigor que na política o que se diz hoje amanhã já não é bem assim, inclusive foi desejo do Partido Socialista Povoação promover a construção de piscinas integradas num edifício a construir no Parque Desportivo, junto dos campos de ténis, local das atuais piscinas abandonadas. Como a política dá muitas voltas.
Para refletir com seriedade!
João Comverdade
Sem comentários:
Enviar um comentário