fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2021

“FESTIVAL DA VIOLA DA TERRA” PRETENDE TER EDIÇÃO ANUAL

O “I Festival da Viola” decorreu a 14 e 15 de Junho, em formato “on-line”, numa iniciativa da Associação de Juventude Viola da Terra.


O evento, inédito na Região, deu a conhecer o trabalho de 6 grupos musicais, de 5 Ilhas dos Açores, que usam a Viola da Terra na sua formação musical: “Projeto Engengroaldenga” de Santa Maria, “Raquel Dutra” e “Trio Origens” de São Miguel, “Duo Cordibus” da Ilha Terceira, “Mar&Ilha” do Pico, e “Corações de São Jorge” da Ilha de São Jorge.


Quase duas dezenas de músicos participaram no Festival dando a conhecer o trabalho que desenvolvem nos seus grupos, alguns já com muitos anos de existência mas outros que começaram há apenas 2 ou 3 anos. Os 6 grupos apresentaram música muito diversificada, assente, principalmente, na música tradicional Açoriana e nos sons da Viola da Terra, mas cada qual com um cunho pessoal, alguma improvisação, e passando por outros repertórios e estilos musicais menos habituais de se ouvir com as nossas Violas dos Açores.

O balanço da organização é muito positivo, tanto que já sonham com um evento anual, presencial, de 2 ou 3 dias, em que estes grupos, de várias ilhas dos Açores, possam se juntar

neste “Festival da Viola da Terra”, e que poderá contar com outras actividades paralelas como conferências, apresentação de trabalhos em livro ou CD!


No entanto, a Associação de Juventude Viola da Terra alerta que tal só será possível mudando o actual paradigma de apoios e um real e concreto apoio ao trabalho que se desenvolve em torno da valorização, formação e promoção da Viola da Terra e dos seus intervenientes.


A 1.ª edição do Festival da Viola integrou a Temporada de Violas da Terra 2021 e o Azores FRINGE Festival, mas só foi possível graças ao grande empenho e boa vontade de todos os

envolvidos, uma vez que os apoios foram de 1/5 do valor necessário e solicitado. Neste sentido é importante que as entidades regionais compreendam a importância deste tipo de iniciativas e a grande relevância de serem verdadeiros parceiros institucionais para a concretização das mesmas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot