fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2021

CONVITE | CONVERSAS ONLINE: OS DESAFIOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM CONTEXTOS DE POBREZA E VULNERABILIDADE| 6 JUL | 17H30

Olá, 


O Ciclo de Conversas Online da Ajuda em Ação está de volta, com um tópico que está na ordem do dia: a alimentação saudável. Quantos de nós já nos perguntamos, na correria dos dias, se as escolhas feitas à mesa são as melhores? Esta é uma realidade que ganha todo um outro peso quando se trata de famílias vulneráveis em que a alimentação mais saudável nem sempre é fácil de pôr em prática. É com estas famílias em contexto de pobreza que trabalhamos em Camarate (Loures), ao abrigo de projetos como o FairPlay4Life, desenvolvido com o apoio da UEFA Foundation for Children, em conjunto com a Ajuda em Ação Espanha.

Para debatermos os desafios da alimentação saudável em contextos de pobreza e vulnerabilidade, convidámos o psicólogo Pedro Lisboa, a nutricionista Rita Silva e a professora Marta Faria do Agrupamento de Escolas de Camarate, a juntarem-se ao diretor de programas da Ajuda em Ação Mário Santos. Junte-se a nós para esta sessão gratuita do Ciclo de Conversas Online moderada pela jornalista Cláudia Pinto, no dia 6 de julho, às 17h30, via Zoom. No final deste debate haverá espaço para perguntas do público através da opção Q&A. O evento terá aproximadamente a duração de 1 hora. 


Temos a certeza que este é um evento online gratuito que não vai querer perder! Inscreva-se através do e-mail jbrandao@ajudaemacao.orgEm breve, receberá um link para se juntar a nós!

 

Os nossos convidados: 


Mário Santos, Ajuda em Ação Portugal


É o diretor de programas da Ajuda em Ação Portugal. Desde os 17 anos que se envolve em causas, somando já 28 anos de experiência em Ação Social e ONG. Durante o seu percurso trabalhou como animador em projetos comunitários, no Programa Escolhas, onde acompanhou de perto jovens em delinquência, e fez formações promovidas pelo Conselho da Europa onde participou em seminários a nível nacional e internacional, momento em que começa a contactar com muitas ONG. Trabalhar na Ajuda em Ação tornou-se uma escolha evidente para o Mário Santos graças à visão de compromisso a longo prazo da ONG: acredita plenamente que só assim é possível fazer mudanças estruturais e ajudar as comunidades.


Pedro Lisboa, Psicólogo


É formado em psicologia clínica desde 1995 e tem uma especialização psicoterapêutica em terapias regressivas e de desenvolvimento integral desde 2009. Conclui ainda o Mestrado da Universidade Católica, em 2005, em Ciências da Educação, especialidade em Orientação da Aprendizagem. Em 2016 especializa-se em Mindfulness, ferramenta que passou a incorporar de forma consistente tanto na sua prática clínica como noutros contextos profissionais onde se move (educativos, gestão de equipa de intervenção social e projetos na área do desenvolvimento pessoal). Atualmente é Formador certificado de Professores, coordena uma equipa que faz o acompanhamento/apoio de famílias inseridas no RSI (Rendimento Social de Inserção), faz prática clínica a título particular e desenvolve um projeto de desenvolvimento pessoal.

 

Rita Silva, Nutricionista 


É licenciada em Ciência da Nutrição pela Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior desde 2011, ano que inicia a sua experiência clínica, tendo-se ainda sagrado pela mesma instituição Mestre em Nutrição Clínica (2014). Posteriormente, tirou um Doutoramento em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Atualmente é investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar Egas Moniz (CiiEM) e Diretora pedagógica da Nutrition Academy e Coordenadora Nacional da Unidade de Nutrição e Suplementação da Fitness Academy - Grupo Academy. É autora de vários artigos científicos.

 

Marta Faria, Prof. Agrupamento de Escolas de Camarate


Professora de 1º ciclo do Ensino Básico há duas décadas. Parte da sua carreira foi construída no ensino privado, onde lecionou 14 anos, transitando depois para o ensino público numa entrega profissional contínua e imparcial. Neste ano letivo, faz parte do Agrupamento de Escolas de Camarate. É recorrente na sua prática pedagógica promover a meditação e momentos de relaxamento nos seus alunos para o autorreconhecimento da sua parte holística, enquanto seres humanos. Acredita que ao desenvolver nas crianças, as consciências cívica, individual e natural inerentes à sua identidade, promover-se-á, em conjunto, a construção de um mundo mais justo e equitativo.

 

Esperamos por si!

__________________________________________


O projeto FairPlay4Life


A Ajuda em Ação e a UEFA Foundation for Children uniram-se no projeto FairPlay4Life para promover uma infância e juventude mais saudáveis em Camarate, comunidade onde a ONG está presente e que apoia desde que chegou a Portugal em janeiro de 2020. Através de oficinas de desporto, alimentação saudável e mindfulness são fomentados conhecimentos e boas práticas que serão fundamentais para o desenvolvimento de atualmente 4 turmas, que contam com cerca de 100 crianças entre os 10 e os 12 anos.

 

A Ajuda em Ação


Ajuda em Ação é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional de origem espanhola com presença em Portugal. Foi fundada em 1981 e atua em áreas como a pobreza, a desigualdade, a vulnerabilidade, a exclusão social, as alterações climáticas e a emergência humanitária. Como não poderia deixar de ser, juntou à sua missão a luta contra a disseminação do novo coronavírus bem como um dos seus grandes efeitos colaterais, a pobreza. Qualquer que seja o âmbito da intervenção da ONG, a dignidade daqueles que apoia surge sempre como pilar central no trabalho desenvolvido. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot