fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 16 de março de 2015

PUBLICIDADES DA FREGUESIA DE POVOAÇÃO DO ANO DE 1948

Como é bom passados 67 anos ver como se publicitava o comércio povoacense numa época também ela difícil, mas, onde, abundavam os negócios, pois eram 30 os negócios na Vila e Lombas, freguesia de Povoação.

Nesta pesquisa fiquei sabendo que na rua onde resido, Rua Infante Sagres, em 1948 havia 4 negócios, uma padaria, uma alfaiataria, uma latoaria e uma loja de fazendas “A Primorosa”, realmente impressionante.

Hoje muitos dos ramos de negócio anunciados no Jornal Correio dos Açores datado de 1948 desapareceram.

Com este rol de anúncios hoje ficamos com a precessão que á 67 anos atrás a população na freguesia de Povoação e concelho era realmente muito superior à de hoje. Só para ter-mos uma ideia a população do concelho da povoação no ano de 1930 era de 12.318 pessoas e em 1960 era de 15.064 pessoas, em 2011 era de 6.327 pessoas. Aqui vemos como a nossa população foi decrescendo drasticamente, como também se explica como em 1948 existiam um grande número de comércio local.

Ao longo da semana iremos publicar mais publicidades de todas as freguesias povoacenses, publicidades que impressionam pelo seu número, até porque comparado com os dias que correm a atividade comercial prosperava no concelho da Povoação à 67 anos atrás.


Esta é parte integrante da nossa história que nos devemos orgulhar e deliciar a absorver, os nossos antepassados foram gente guerreia e empreendedora, gente lutadora, trabalhadora, aventureira.

Jornal gentilmente cedido pelo colecionador de antiguidades povoacenses Luís Junípero.





























Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot