fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

RIBEIRA QUENTE: RESTAURANTE PONTA DO GARAJAU REABRE A 1 DE ABRIL

Surgiu como complemento a uma empresa de animação turística que faz passeios de observação de golfinhos e baleias. Serve iguarias da gastronomia micaelense e tem uma ampla esplanada, a que uma decoração de flores e plantas dá muita frescura.

Até ao Garajau (quem se desloca de Ponta Delgada ou Ribeira Grande) o percurso faz-se pelas famosas Furnas, lugar conhecido pelas fumarolas e pelo cozido, apesar de ter uma lagoa deslumbrante e um parque edílico que nos fazem suspirar.

Siga-se a estrada para a Ribeira Quente, pelo caminho, escarpas de cortar a respiração adornadas por quedas de água e uma vegetação frondosa. Sem palavras.

Depois de tão inspiradora viagem há que afagar os sentidos e para isso esperava-nos uma deliciosa refeição.

O Garajau hoje é dos restaurantes mais conhecidos de São Miguel, reputação justa, diga-se desde já, mas inexplicavelmente não é figura assídua nos guias de restaurantes que chegam ao continente.

O espaço é muito bonito e convidativo e foge um pouco ao conceito normal de restaurante, pois toda a zona de restauração é exterior, debaixo de um confortável telheiro. A decoração é típica, com muitas flores e peças da região, complementada por objectos antigos como os encantadores candeeiros a petróleo. Aliás, pormenores encantadores são o que não falta, desde a ementa que é colocada na mesa dentro de uma garrafa, até à conta que nos chega dentro de uma caixa de bambu.

Passemos à refeição, misturando entradas e couvert. Azeitonas (pretas, boas, carnudas), Queijo Fresco com Molho de Pimenta (um clássico de São Miguel, encontrei em todos os locais onde comi, este era especialmente bom, muito saboroso, derretia-se na boca, depois o travo levemente picante do molho de pimenta fazia o resto), Bolo de Sertã (ainda quente, acabado de sair, namorou desavergonhadamente com o queijo fresco), Morcela com Ananás (outro clássico, ananás magnífico, com aquele aroma inconfundível, com o suco a fundir-se com a morcela, tudo de grande qualidade, um luxo), e para terminar, as entradas, Lapas Grelhadas (rijas e amargas, uma desilusão, o único ponto fraco da refeição).

Depois os Chicharros com Molho Vilão (frescos e fritos no ponto, uma maravilha), prato típico da gastronomia açoreana, também chamados pelos locais de Charrinhos.

Este almoço, não terminou como os demais, trocou-se a refrescante rodela de ananás por uma fatia de Queijo do Pico. E terminou muito bem.

O serviço foi simpático e honesto. Quanto aos vinhos fiquei sem saber se são bem tratados, optei por cerveja. Mas havia clientes a beber vinho e os copos pareciam decentes.

Registe-se este lugar, pois numa futura ida a São Miguel, vale muito a pena ir conhecer o Garajau. Apesar do lugar fugir um pouco ao circuito turístico habitual, a viagem vale muito a pena. E no final da refeição recomenda-se um digestivo passeio pela marginal de Ribeira Quente, que termina na lindíssima Praia do Fogo. A temperatura da água faz jus ao nome da praia, mas se tiverem problemas com a digestão, fiquem-se por uma partida de matraquilhos com o Atlântico como fundo e divirtam-se.

Restaurante Garajau

Rua Dr Frederico Moniz Pereira, sem número (é a casa mais bonita da rua)
Ribeira Quente, São Miguel, Açores
Tel: 296 584 678, ou 961 491 268, ou ainda 965 726 933.
Durante a Primavera e o Verão nunca fecha (ligar a confirmar).
Preço médio, sem bebidas, 18€.

Fonte/Fotos: Joli






Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot