fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de março de 2015

MEMÓRIAS DE ANTIGAMENTE POR LUÍS JUNÍPERO / O CHOCALHO

Hoje o colecionador povoacense natural da Lomba do Cavaleiro dá-nos a conhecer o chocalho, instrumento de fundamental importância para os nossos pastores, agricultores e criadores de animais.

A Arte de fazer chocalhos resulta do encontro milenar entre as antigas «artes do fogo» (a dos caldeireiros e a dos ferreiros) com a arte musical.

Cada chocalho é o produto de um trabalho manual de moldar uma chapa de ferro, do seu caldeamento em cobre através da passagem pelo forno e da sua afinação.

Existem diversos tipos de chocalhos que são usados por galinhas, perus, ovelhas, porcos, cabras, vacas e cavalos.

Encontram-se no Alentejo exemplares de chocalhos com quase 2000 anos fabricados pelos Romanos, e em quase tudo semelhantes àqueles que há séculos se fabricam na vila de Alcáçovas, o mais importante centro Português a fabricar este tipo de artesanato.

Ter um Chocalho Pardalinho é possuir um fragmento de História, de uma Identidade e de uma Tradição.

No meio pecuário em geral o chocalho continua a ser um instrumento de fundamental importância, nomeadamente em auxílio dos pastores, na deteção de animais criados a campo aberto e que se afastam dos rebanhos por diversas razões, nomeadamente bovinos, cabras ou ovelhas. Contudo, hoje em dia a atividade de fabricar chocalhos, executada pelos chocalheiros, está em vias de extinção, dado ao aparecimento das cercas e chips para controlo e proteção dos animais dos rebanhos, bem como, a dureza inerente à atividade de construção destes artefactos.

Aqui fica mais uma peça importante propriedade do colecionador da Lomba do Cavaleiro Luís Junípero

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot