fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de março de 2015

POVOAÇÃO REÚNE-SE À MESA PARA COMEMORAR O CONCELHO “MAIS LINDO DOS AÇORES” NA AMÉRICA

Reunidos à mesa. Foi assim que, ontem, mais de 400 naturais e descendentes do concelho da Povoação celebraram o seu município no Restaurante Venus de Milo, perto de Fall River, no estado de Massachusetts.

Tibério Borges e o advogado Mário Pimentel foram os grandes homenageados deste 26º Convívio Povoacense: o primeiro por ter sido durante alguns anos o Presidente deste grande acontecimento anual, que une vários povoacenses de diferentes pontos da América e do Canadá e o outro por se ter destacado profissionalmente no seio da comunidade portuguesa além-fronteiras.

O Presidente da Câmara da Povoação voltou a depositar o voto de gratidão que o povo da Povoação sente para com o seus emigrantes, que nas grandes horas de aflição arregaçaram, de imediato, os braços para ajudar o seu torrão natal.

Carlos Ávila disse que, por mais que viva, nunca se irá esquecer destes “grandes momentos de união e solidariedade que os de cá tiveram para com os de lá”.

O Mayor de Dartmouth foi também outra das grandes personalidades da noite que aceitou publicamente o convite do autarca da Povoação para estar presente nas comemorações que a autarquia povoacense está a preparar para celebrar os 25 anos de geminação com esta Vila irmã.

O 26º Convívio Povoacense foi, este ano, pela primeira vez liderado pela professora Irene de Amaral, que contou com a assessoria de uma vasta e experiente equipa de membros da Comissão Organizadora.

A professora do Rode Island College aspira poder, nos próximos encontros, atrair a comunidade jovem que ainda infelizmente está muito distanciada deste evento. Este será, no seu entender, o seu maior desafio, enquanto Presidente do Convívio Povoacense.

Saliente-se que Irene de Amaral visitou o Concelho da Povoação há bem pouco tempo para apresentar o seu livro a “Emergência da Mulher: Re-visões Literárias sobre a Açorienidade” que foi lançado no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que resultou de uma tese de doutoramento sobre os estudos luso-afro-brasileiros, realizada nos Estados Unidos.

Irene de Amaral foi também, em tempos, uma personalidade marcante para o Concelho da Povoação, segundo Carlos Ávila, já que foi uma figura decisiva na passagem do Ensino Privado para o Ensino Público, uma ação que veio contribuir, sobretudo, para o aumento do nível escolaridade no município.

Recorde-se que o Convívio Povoacense nos estados Unidos da América começou com Artur Tavares em 1986, aquando das grandes cheias que assolaram a Povoação. Uma enorme onda de solidariedade ergueu-se para dar a mão ao seu município, que precisava de ajuda eminente. A partir de aí o encontro passou a ser um motivo para um reencontro anual com a nobre intenção de comemorar o concelho “ mais Lindo dos Açores”

29 de março de 2015

Fonte/Fotos: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação


































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot