fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 13 de março de 2015

A ORIGEM DO SIGNIFICADO DA SEXTA FEIRA 13:

O dia de Sexta feira 13 está sempre associado a uma superstição popular relacionada com azar e infortúnio.

A origem desta superstição remonta o início do sec. XIV, mais precisamente em 1307, quando o Rei Filipe IV de França ordenou que fossem presos centenas de guerreiros templários acusados de heresia precisamente no dia de sexta feira 13 deste mesmo ano. Na verdade, a verdadeira razão desta detenção era a situação económica deplorável em que França se encontrava na altura, e, por conseguinte, queria apoderar-se da riqueza imensa dos Templários.

A Ordem dos Templários existia desde o início do sec XII, e a sua missão era proteger os peregrinos no seu percurso para Jerusalém. Com a confiança ganha pelos Reinos que lhes confiavam grandes missões devido ao seu código de honra, a Ordem acumulara grandes fortunas. Os Templários apenas obedeciam ao Papa. Como na altura Filipe IV exercia uma enorme influência sobre o Papa, conseguiu que centenas de Templários fossem queimados vivos, acusados de heresia.

O último Grão Mestre dos Templários, Jacques De Molay, amaldiçoou o Rei Filipe IV ao ser queimado vivo. De fato, O Rei e o Papa morreram neste mesmo ano (1314) - Jacques De Molay foi preso em 1307 e torturado durante 7 anos. Como remate e analogia a este episódio e muitos outros da História, ressalta um comentário de um Historiador - "Quando o Estado e a Banca se juntam, o Diabo dita a sentença." De Molay tinha já setenta anos quando foi queimado. Em escala de interesse e de poder, não há mínimos de respeito.

De Molay é referenciado na "Mensagem" de Fernando Pessoa:

"(...) Ter sempre na memória o mártir Jacques de Molay, Grão-Mestre dos Templários, e combater, sempre e em toda a parte, os seus três assassinos - a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot