fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 21 de março de 2015

CARLOS ÁVILA EMPENHADO EM COLOCAR O FAIAL DA TERRA NO MAPA DO ROTEIRO DO PATRIMÓNIO BALEEIRO AÇORIANO

O Presidente da Câmara Municipal da Povoação está empenhado em reabilitar o património baleiro do Faial da Terra. Depois de já ter reunido com membros do governo e antigos baleeiros foi agora a vez de ouvir as opiniões de Filipe Franco, responsável pelo site “A baleação em São Miguel” e Miguel Cravinho, proprietário do bote Sra. de Fátima e da empresa de whale wacthing - Terra Azul.

Miguel Cravinho considera que “o Faial da Terra foi sempre um sítio muito especial sobre o que significa o papel da ilha de São Miguel no contexto da caça à baleia dos Açores. É de facto uma pena que todo este património esteja ao abandono, aliás isso ficou referenciado no relatório circunstancial que apresentámos ao Conselho de Ilha de São Miguel e a outras entidades, nomeadamente na Assembleia Legislativa Regional e ao Governo Regional, chamando, de facto, a atenção para a necessidade de se revitalizar isto”, referiu.

Na visita ao Porto das Baleias do Faial da Terra, Miguel Cravinho disse não ter a menor dúvida de que “existe uma enorme oportunidade para a valorização do Faial da Terra nesse contexto do roteiro da baleação micaelense e, por maioria de razão dos Açores. vejo aqui uma oportunidade muito importante para que o Faial da Terra possa dar um contributo à qualificação da oferta turístico e cultural da ilha de São Miguel. Vejo igualmente uma oportunidade para criar alguma vitalidade económica, através dessa via do turismo, não só pela possível instalação de um núcleo museológico que possa interpretar a memória deste lugar como também na própria integração da Vigia do Faial da Terra na dinâmica comercial ligada ao whale whatching e, por essa via, ter aqui não só uma memória estática, mas uma interpretação contemporânea da sua função, agora ligada ao turismo”, explicou.

Filipe Franco partilhou de igual raciocínio afirmando que “interpreto a história sempre numa perspetiva de futuro. As nossas memórias, de alguma maneira, justificam o que nós somos e o que nós poderemos vir a ser. Ora a baleação micaelense em particular as memórias baleeiras do Faia da Terra também podem, de alguma forma, dar um contributo para o desenvolvimento do Faial da Terra enquanto freguesia. Acho que existem todas as condições para se desenvolver um pequeno polo museológico, que preserve as memórias do lugar, associando-se atividades turístico-marítimas ligadas à área, nomeadamente o whale whatching, a canoagem e a criação de algum tipo de estabelecimentos de hotelaria e comércio. Ou seja, criar aqui um pequeno centro que aglomere diferentes atividades, todas elas inseridas na mesma área”, clarificou.

Carlos Ávila quer preservar, com o apoio do Governo Regional, o Porto das Baleias do Faial da Terra que é um marco histórico da atividade baleeira na costa sul da ilha de São Miguel, cujo tipo de bote se demarcava dos restantes que existiam nos outros grupos.

Recorde-se que a Câmara da Povoação procedeu à Obra de Defesa da Orla Marítima do Faial da Terra, deixando intacta a memória da época da baleação nesta localidade para que possa ser devidamente recuperada, e que venha a constituir-se como um verdadeiro centro de interesse turístico, económico e social da freguesia “Presépio da Ilha”.

Fonte/Foto: Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot