fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

POVOAÇÃO ARRANCA NAS ESCOLAS COM O “CLUBE DO PEQUENO ALMOÇO”


O Presidente da Câmara da Povoação, Pedro Melo, e o Vereador da Cultura, Rui Fravica, foram hoje, dia 4 de dezembro, tomar o pequeno almoço com as crianças da Pré da EB1/JI Monsenhor Maurício Amaral Ferreira, da Vila da Povoação, que se fizeram acompanhar dos respetivos pais/ encarregados de educação.

A iniciativa faz parte do projeto “Clube do Pequeno Almoço” que arrancou oficialmente, hoje, neste município pelas mãos da Equipa da Saúde Escolar (ESE) da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel (USISM), que conta com a parceria da autarquia povoacense.

Trata-se de um projeto pioneiro na região que pretende facilitar a inclusão social e igualdade, bem como as ligações positivas entre a saúde, escola e família, através de hábitos de vida saudável, nomeadamente no que à alimentação diz respeito.

De acordo com especialistas, o pequeno almoço é considerado a refeição mais importante do dia. Deve ser feito todos os dias e necessita conter alimentos fornecedores de hidratos de carbono complexos, fibras, proteínas e gordura insaturada, devendo fornecer 20% das necessidades energéticas diárias.

Com este projeto da ESE da USISM, Saúde, Escola e Câmara Municipal da Povoação promovem os benefícios de fornecer um pequeno almoço saudável, permitindo que os alunos, pais e/ou encarregados de educação se divirtam enquanto, ao mesmo tempo, desenvolvem não só habilidades sociais, como também interiorizem a importância do pequeno almoço como uma das principais refeições do dia, a ter em conta.

Esta estratégia que chegará, nos próximos dias, às restantes escolas do município povoacense pretende realizar dois pequenos-almoços por trimestre, em todos os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do concelho, com uma ementa elaborada pelo Serviço de Nutrição da USISM, sendo que os dois primeiros estão a ser financiados pela Câmara Municipal e os restantes, até ao final do ano letivo, serão suportados pelos pais / encarregados de educação, de forma a garantir a efetivação do “Clube” propriamente dito.

Os alimentos que fazem parte deste pequeno-almoço são de simples confeção e os pais terão oportunidade de perceber que os seus filhos os ingerem. Este projeto foi também pensado como estratégia para assegurar-se que os pais e encarregados de educação aumentem a literacia em saúde, não só recebendo a melhor e a mais correta informação, como também constatando, comparativamente, os pequenos-almoços servidos em casa com aqueles proporcionados pelo “Clube do pequeno-almoço”.

Redorde-se que o excesso de peso infantil assume hoje proporções alarmantes, atingindo 32,5% das crianças e adolescentes açorianas. O aumento do consumo de alimentos de elevada densidade energética, como as bebidas açucaradas, é apontado como uma das principais causas desta problemática. Estudos mostram que a prática diária de ingestão de um pequeno-almoço equilibrado pode ser uma importante medida de combate à obesidade e é capaz de reduzir os gastos com despesas em problemas de saúde, em vários milhões de euros.

A ESE da USISM ao implementar o projeto “Clube do Pequeno-Almoço” teve em consideração os Resultados do Sistema de Vigilância de Comportamentos de Risco 2016-2017, que elegeu como tema mais relevante a ser desenvolvido pela Saúde Escolar a “Alimentação Saudável”.

Com o propósito de poder contribuir de forma intencional e organizada para potencializar uma comunidade escolar mais saudável, criativa e com mais sucesso, surge este projeto “Clube do Pequeno do Pequeno-Almoço“, que se propõe, numa espécie de recorte do “Manual de Operacionalização da Área de Intervenção na Promoção da Saúde em Contexto Escolar“, emanado pela Direção Regional da Prevenção e Combate às Dependências, investir num ambiente escolar positivo, no qual os pais e alunos se sintam envolvidos. O projeto, idealizado e implementado pela Equipa de Saúde Escolar (ESE) e Serviço de Nutrição da USISM, recebeu o apoio das Câmaras Municipais da Ilha de São Miguel.

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Povoação, terça-feira, 4 de dezembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot