fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sábado, 15 de dezembro de 2018

DIÁSPORA É A “MELHOR EMBAIXADORA” DA CULTURA DOS AÇORES NOS PAÍSES DE ACOLHIMENTO, AFIRMA PRESIDENTE DO GOVERNO


O Presidente do Governo destacou hoje a importância das segunda e terceira gerações de açordescendentes na promoção da Cultura açoriana nos diversos países de acolhimento, alegando que são os “melhores embaixadores” da Região para se cumprir este objetivo na Diáspora.

“Temos uma numerosa Diáspora nos Estados Unidos, no Canadá e no Brasil e achamos que são os melhores embaixadores da Cultura dos Açores nestes países de acolhimento”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava no debate sobre o papel da Cultura nas Relações Atlânticas, no âmbito da VII Conferência Internacional 'Atlantic Dialogues', que decorreu na cidade marroquina de Marraquexe.

Segundo o Presidente do Governo, um dos grandes desafios passa, assim, por envolver as segunda e terceira gerações nesta promoção e divulgação da Cultura dos Açores nas suas comunidades, com o objetivo de, também por esta via, manter e reforçar a ligação entre a Região e as suas comunidades emigradas.

Para isso, Vasco Cordeiro preconizou, entre outras medidas, a importância de programas desenvolvidos pelo Governo que permitem dar a conhecer a estas novas gerações a realidade atual da Região Autónoma dos Açores nas mais diversas áreas.

“Estas comunidades são importantes para nós, não apenas para promover a nossa Cultura, mas também porque são os melhores embaixadores para promover a Região nos seus objetivos de desenvolvimento”, assegurou o Presidente do Governo.

Neste debate, Vasco Cordeiro sublinhou, por outro lado, a importância da Cultura enquanto valor em si mesma, mas também como instrumento de desenvolvimento económico, apontando o exemplo de um relatório da UNESCO que refere que este setor é responsável por cerca de seis por cento da economia mundial.

Organizada pelo OCP Policy Center, a conferência internacional 'Atlantic Dialogues' reuniu, nos últimos três dias, na cidade de Marraquexe, cerca de 250 decisores políticos e líderes de diversas áreas originários da América do Norte e do Sul, África, Europa e Ásia.

A convite da organização, o Presidente do Governo falou nesta sessão temática, que contou também com a participação de Mohamed Benaissa, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Marrocos, Assia Bensalah Alaoui, Embaixadora Plenipotenciária de Marrocos, e Paulo Paranagua, jornalista, investigador e académico.

GaCS/PC

Povoação, sábado, 15 de dezembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot