fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

BALANÇO DO 1.º ANO DE MANDATO: ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE RIBEIRA QUENTE, RUBEN MELO


Ruben Filipe Sousa Melo, nasceu a 1 de dezembro de 1982, natural de Ribeira Quente, possui como habilitações literárias Licenciatura em Gestão, trabalha na Direção Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, é Presidente da Associação Maré Viva desde o ano de 2010 até à presente data, foi membro da Assembleia de Freguesia da Ribeira Quente no mandato de 2009 a 2013 e Tesoureiro no mandato de 2013 a 2017.

No passado dia 1 de outubro de 2017, os eleitores da Freguesia da Ribeira Quente exerceram o seu direito de voto e confiaram ao filho da terra Ruben Melo, a presidência da sua Junta de Freguesia.

Um Olhar Povoacense – Que balanço faz deste 1º ano de mandato após ter sido eleito democraticamente a 1 de outubro de 2017.

Ruben Melo – Primeiro há que ter consciência da conjuntura económica onde estamos inseridos e do quão reduzidos são os nossos recursos. Depois há que trabalhar para contrariar tudo isto e mais alguma coisa.
É muito importante que tenhamos um conhecimento claro e abrangente do nosso quotidiano. De entre tantas necessidades e objetivos, há que perceber quais os que são efetivamente prioritários para o bem-estar da nossa população em geral. Para isso, tentamos ter estratégias bem definidas que nos permitam tomar as decisões mais acertadas, sempre de forma séria, sensata e responsável.
A verdade é que, cada vez mais, gerir uma junta de freguesia é uma tarefa muito difícil e até por vezes algo ingrata.
Sim, tem sido um enorme desafio para mim mas “quem corre por gosto não cansa”. Tenho o privilégio de estar acompanhado por uma equipa renovada, jovem e competente e juntos temos conseguido coisas interessantes para a nossa Terra.
De forma a fazer face à falta de financiamento com que nos deparamos, vamos aproveitando essencialmente a mão-de-obra da Junta de Freguesia em conjunto com o pessoal da Câmara Municipal e também através de algumas parcerias com o Governo Regional.
Não é menos importante ter-se uma relação de grande proximidade com todas as entidades locais, bem como com toda a população em geral, para que juntos e em sintonia, consigamos o melhor para a freguesia.
Temos também concentrado algumas energias na promoção da Freguesia, divulgando o que de melhor temos para oferecer. O Turismo está em foco no arquipélago, sendo que é com enorme satisfação que se tem vindo a verificar que a Ribeira Quente é cada vez mais um ponto de paragem obrigatório para quem visita a ilha de São Miguel.
Resumindo, considero ter sido um 1º ano positivo, sendo que faço questão de exigir a mim mesmo, mais e melhor para os próximos 3 anos.
U.O.P. - Quais são as principais prioridades para os próximos anos na Freguesia da Ribeira Quente?
R.M. – A nossa freguesia está cada vez mais linda e recomenda-se. No entanto, temos de ter ambição e acreditar que ainda podemos evoluir mais, que há muito ainda que se pode fazer na nossa Ribeira Quente. No entanto, conforme já referi, perante tantas prioridades que consideramos de elevada importância, infelizmente é impossível dar resposta a todas elas.
É evidente que seria muito importante repavimentar as ruas mais necessitadas da freguesia, adquirir um terreno para ampliação do cemitério, entre muitas outras prioridades, sendo que a maior necessidade e urgência neste momento é ampliação do nosso porto de pescas, criando condições dignas de uma freguesia que depende essencialmente da pesca. Para além dos pescadores e suas famílias, este projeto seria também muito importante para impulsionar a vertente turística, criando investimento, riqueza e consequentemente postos de trabalho.
Os pequenos pormenores também fazem a diferença por isso queremos uma Ribeira Quente também cada vez mais limpa e requintada.
Temos de prosseguir conforme se pode, trabalhando e ultrapassando entrave a entrave, sempre com esperança e confiança que no futuro será melhor.
U.O.P. - O que é que os munícipes da sua freguesia podem esperar de novo em 2019?
R.M. – Temos muitos objetivos e metas que pretendemos atingir em 2019, sendo que não quero estar a fazer promessas que por alguma eventualidade depois possam não se concretizar.
No entanto há uma obra que posso já anunciar pois é mesmo para avançar. É assim com muita alegria, orgulho e redobrada satisfação que informo que em 2019 daremos inicio à construção de um Parque Infantil na nossa Freguesia. É mais uma lacuna que a Ribeira Quente deixará de ter e mais importante que isso, será com certeza motivo de muita alegria, diversão e entretenimento para as nossas crianças.
Será também em 2019 que se dará inicio à segunda fase da intervenção na nossa Estrada, intervenção esta que representa um investimento de 3,6 milhões de euros. Como se sabe, o objetivo é assegurar, da melhor maneira possível, a segurança para a circulação nesta estrada.
Por fim, podem esperar ainda mais empenho, compromisso e dedicação na luta pela qualidade de vida e bem-estar da nossa população.
U.O.P. – A quadra festiva do Natal é por si só promotora da união, partilha e amizade entre as populações. Que mensagem deixaria aos seus munícipes e comunidade emigrante?
R.M. – De ano para ano, temos nos empenhado para ter uma Freguesia com uma Iluminação Natalícia cada vez mais digna, com música de rua, pequenos eventos, etc… Tudo isso com um único propósito: Contribuir para que a Magia do Natal esteja bem presente e que o Espírito Natalício entre dentro de cada um de nós… Mas atença: Nós temos de o deixar entrar…
- Natal é família, é união, é amizade, é amor… mas também é tempo de refletir sobre o nosso dia-a-dia, sobre os pequenos pormenores que podem fazer de nós pessoas melhores e de outros, pessoas mais felizes.
- A todos os nossos prezados emigrantes e respetivas famílias, a toda a nossa população em geral, desejo em meu nome e em nome do executivo da Junta de Freguesia que tenham um Natal Feliz, com mais ou menos fartura mas essencialmente Feliz.
Boas Festas Gente Boa!!!

Povoação, Segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot