fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

IRMÃO ANTÓNIO DA MÃE DE DEUS


INSTITUTO DA RAINHA DOS APÓSTOLOS



Nasceu na Lomba do Botão, Povoação, no dia 31 de Janeiro de 1935, tendo sido Baptizado, na Igreja Matriz da Povoação, pelo Vigário Cooperador Padre Cristóvão da Mota Garcia, no dia 10 de Fevereiro, (Nº 12), com o nome de ANTÓNIO FRANCISCO DA MOTA. Foram seus padrinhos de Baptismo: Gil da Conceição Mota, Escrivão na Povoação, e Maria José da Costa, solteiros e residentes na Lomba do Botão.

Filho de Francisco Xavier da Mota Jr., carpinteiro, e de Ana Costa, doméstica, naturais e residentes na Lomba do Botão. Neto paterno de Francisco Xavier da Mota e de Eufrosina Augusta Pacheco e materno de António da Costa e de Maria Gabriela MOTA.

Foi Crismado na Matriz da Povoação no dia 27 de Setembro de 1948, tendo como padrinho João Carlos Mota (Registo Nº 70).

Depois de concluir o Ensino Primário na Lomba do Botão, foi estudar para a Escola Comercial e Industrial de Ponta Delgada, onde, por motivos alheios à sua vontade, não chegou a concluir o Curso.

Regressado à Povoação, foi trabalhar como Ajudante de Escrivão no Tribunal da Comarca da Povoação.

Nessa altura, a Obra da Rua já se encontrava instalada no Monte Alegre, Capelas, e a prima do Irmão António, a Irmã Maria de Jesus – Fundadora da PIA UNIÃO DAS ESCRAVAS DO DIVINO CORAÇÃO DE JESUS – encontrava-se no Ninho – que era uma dependência da Obra – e convidou o Irmão António. Então, o Padre Elias e o Padre Adriano intuíram, de imediato, que a sua vocação era ingressar no Instituto da Rainha dos Apóstolos. (Obra do Padre Américo nos Açores).
Apesar do descontentamento da família, o Irmão António seguiu o “seu caminho”.

A 6 de Agosto de 1962, com vinte e sete anos de idade, fez a Profissão Religiosa no Instituto da Rainha dos Apóstolos.

Era um homem simples e bom, tendo passado a sua vida a rezar o PAI-NOSSO, nos actos mais do que nas palavras. Quando fez a sua Profissão disse: “SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME”. Em 1987 reza: “SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”.

Se já conhecia o Irmão António, no Ano Lectivo 1969-1970, tive a possibilidade de conviver com ele no Seminário Pio XII, Moita Redonda, Fátima. Deus voltou a cruzar os nossos caminhos por desígnios que só Ele conhece.

Penso que os cinco colegas que conviveram naquele ano com o Irmão António da Mãe de Deus poderão subscrever estas poucas linhas que escrevo. O Irmão António da Mãe de Deus (vestido de negro até aos pés, ao contrário da nossa maneira de vestir…): era um homem simples e bom, incapaz de contestar (penso que ele nem sabia o que isso era), incapaz de desobedecer, incapaz de ofender quem quer que fosse. Estou convencido que continuou a rezar até à hora da partida: “SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”.

Adormeceu no Senhor no dia 11 de Março de 1991, tendo sido sepultado no Cemitério de São Joaquim, em Ponta Delgada.

Deus concedeu-lhe a graça de não ter presenciado o “desmoronar-se” do seu Instituto da Rainha dos Apóstolos no qual tinha feito a sua Profissão Religiosa e pelo qual “consumiu a sua vida”.

Lomba do Botão, 30 de Novembro de 2018,
Festa de Santo André, Apóstolo

Pe. Octávio de Medeiros

Povoação, domingo, 16 de dezembro de 2018

1 comentário:

  1. Lindo Adorei ler Paz a sua Alma e junto a Deus que enterceda por todos que lhe foram mais queridos :

    ResponderEliminar

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot