fazer um site gratis no aqui

Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

REVERENDO ANTÓNIO TEIXEIRA PEREIRA FILHO DA FREGUESIA DE Nª SR.ª DOS REMÉDIOS


Nasceu na Lomba do Alcaide, freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, Povoação, no dia 7 de novembro de 1939.

Filho de Francisco Teixeira Pereira e de Maria Luís Teixeira, neto paterno de Manuel Teixeira Pereira e de Francelina Eulália Teixeira de Medeiros e materno de Manuel Teixeira de Medeiros e de Ermelinda Constantina de Melo.

Foi batizado na igreja paroquial de Nossa Senhora dos Remédios no dia 13 de novembro de 1939, pelo Padre Manuel dos Santos Furtado, como consta no assento n.º 52 do livro de Batismos da mesma igreja. Foram seus padrinhos Ângelo Teixeira Pereira e Rosalina Teixeira [Pimentel].

O sacramento do Crisma foi-lhe ministrado por S. Ex.Cia Rev.ma D. Guilherme Augusto Inácio da Cunha Guimarães, na velha igreja de Nossa Senhora do Rosário, da Praça Velha da Vila da Povoação, sendo seu padrinho José Teixeira Pereira, residente na Rua Nova da freguesia de Furnas.

Após concluir a instrução primária na escola da Lomba do Alcaide, ingressou no Seminário de Angra no ano letivo 1952/1953.

Concluídos os estudos teológicos, foi ordenado sacerdote na igreja Matriz de Ponta Delgada por S. Ex.Cia Ver.ma D. Manuel Afonso de Carvalho, aos 21 de junho de 1964. Na mesma data foram ordenados mais quatro sacerdotes: António Pereira Rego, José Luís da Costa Rodrigues, Laudalino da Câmara Moniz e Luis da Silva Medeiros.

No mesmo ano seguiu para Angra onde, como aluno do Pós-Seminário (ano letivo 1964/65), trabalhou nas paróquias de Santa Luzia de Angra e de Santa Bárbara.

A 30 de junho de 1965 é nomeado Pároco de Santa Bárbara, ilha de Santa Maria, onde deu entrada a 27 de julho do mesmo ano. Aí permaneceu até 12 de dezembro de 1971, data em que foi nomeado Capelão Militar.

Durante o tempo em que paroquiou em Santa Bárbara, Santa Maria, preocupou-se com a conservação e eletrificação da igreja paroquial. Mas, de maneira especial, entregou-se “de alma e coração” à sua missão junto dos jovens e daqueles que mais precisavam da sua presença e amizade.

Além disso, dedicou-se muito à pregação, percorrendo toda a ilha. Curioso era o Pe. Serafim de Chaves, sacerdote de raros dotes oratórios, que dizia muitas vezes: “desde que este rapazinho chegou cá à ilha, nunca mais se apanhou um sermãozinho” (sic, como me foi transmitido oralmente).

Seguidamente, partiu para Lisboa a 7 de janeiro de 1972, para frequentar a Academia Militar. Como Capelão, esteve na Amadora e, a 13 de Maio de 1972, seguiu para Moçambique, onde permaneceu até 20 de agosto de 1974.

Regressado aos Açores, foi nomeado Pároco do Faial da Terra, onde entra a 1 de novembro de 1974. Aí exerceu o seu múnus pastoral até 9 de julho de 1985, altura em que decide ir para o Canadá.

Durante o tempo em que foi pároco do Faial da Terra, acumulou também as funções de Vigário Cooperador de Água Retorta a partir de 2 de março de 1978 e de Professor no Externato Maria Isabel do Carmo Medeiros, Povoação, de 1979 a 1985.

Chegado ao Canadá, só em 1988 lhe foi concedida autorização para aí exercer o seu múnus pastoral. Começou pela igreja de Santa Inês, onde esteve cinco meses, tendo depois trabalhado nas paróquias de Santa Maria (dois anos), Santa Helena (seis anos e meio), Santa Maria dos Anjos e, desde 1 de julho de 1998, até ao dia 16 de setembro de 2012 foi pastor na igreja de Santa Cruz, onde muito se empenhou na renovação da igreja.

Como forma de agradecimento, pelos serviços prestados durante todos estes anos, nesta sua última paróquia, no dia 16 de setembro de 2012 um grupo de amigos preparou-lhe uma bem merecida festa de despedida que, de certo, ficará para sempre na sua memória. A igreja de Santa Cruz encheu-se de paroquianos, familiares e amigos, para participarem na solene Concelebração presidida por D. William T. McGrattan, Bispo Auxiliar de Toronto, em que participaram quinze (15) sacerdotes, incluindo o homenageado Pe. Teixeira, e um diácono. O Senhor Bispo aproveitou o momento para agradecer ao Sr. Padre Teixeira, toda a sua dedicação e seus serviços prestados à igreja de Santa Cruz e seus paroquianos.

Faleceu em Mississauga, Ontário, Canadá no dia 15 de Agosto de 2013, Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria.

Fonte: Clero da Ouvidoria da Povoação de Octávio Henrique Ribeiro de Medeiros

Povoação, sexta-feira, 07 de dezembro de 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

As mais vistas dos últimos 7 dias

Arquivo do blogue



 
Powered by Blogspot